A Santa Casa Fortaleza é uma das instituições de maior renome da região, no que diz respeito à assistência médica-hospitalar. Ela é a responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças das mais diversas especialidades, além da realização de procedimentos de baixa, média e alta complexidade.

Diante da sua importância para a saúde da população da região, ao longo deste post serão apresentadas informações relevantes sobre esse hospital. Ao terminar a leitura, você saberá uma parte da história da instituição, assim como os serviços prestados por ela. Confira:

1 – Conheça a Santa Casa Fortaleza

A Santa Casa Fortaleza se destaca como uma das instituições de saúde mais tradicionais e renomadas do estado do Ceará. Fundada formalmente em 1861, essa Santa Casa exerceu um papel importante na prestação de um atendimento médico para toda a população acometida pela epidemia de febre amarela desse período.

Ao longo dos anos, o hospital tem passado por grandes transformações e se consolidado como um dos mais importantes de toda a região Nordeste.

Atualmente, dispõe de uma infraestrutura composta por mais 400 leitos, sendo que metade deles é destinado para os usuários provenientes do sistema público de saúde.

2 – Principais especialidades

O hospital dispõe de um corpo clínico composto por renomados médicos do país.  Todos aptos para prestar um atendimento médico-hospitalar humanizado e de qualidade nas seguintes especialidades:

• Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
  • Cirurgia Geral e Vascular
  • Oncologia
  • Ortopedia
  • Proctologia

3 – Infraestrutura

A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza dispõe de uma ampla e moderna infraestrutura, apta para prestar atendimento médico-hospitalar de média e alta complexidade.

Atualmente, o hospital presta assistência à saúde para toda a população cearense, principalmente aquela proveniente do SUS.

O centro de diagnósticos da instituição é considerado o seu maior diferencial. Nele são realizados uma variedade de exames e tratamentos médicos nas seguintes especialidades:

• Quimioterapia e Hormonioterapia (Oncologia)
  • Raio X e Ultrassonografia

Esse centro é reconhecido pela sua excelência no atendimento dos pacientes com câncer de toda a região. Destaca-se que ele é composto por uma equipe multiprofissional de saúde especializada nesse tipo de tratamento.

Outro destaque desta Santa Casa, é a sua Clínica de Hemodiálise equipada com os melhores maquinários desse tipo de tratamento.

Os pacientes atendidos pela clínica são todos provenientes do Sistema Único de Saúde, o que revela a preocupação do hospital em atender aquela parcela da população mais carente.

3 – Complexo hospitalar Santa Casa Fortaleza

Além de oferecer uma assistência à saúde de alta qualidade, a Santa Casa Fortaleza dispõe de um complexo hospitalar, composto pelas seguintes unidades, a saber:

Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo

O Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo é uma instituição de saúde especializada em tratamentos psiquiátricos. Sua infraestrutura conta com 120 leitos, disponibilizados para pacientes da capital e de todos os demais municípios cearenses.

Para ser internado nesse hospital, é necessário que o usuário seja formalmente encaminhado pelo Instituto do Ceará (IPC) e pelo Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).

Casa de Saúde Eduardo Salgado

Essa unidade hospitalar foi fundada na década de 1930 e teve como principal objetivo criar novas fontes de receita para a instituição. Hoje, ela conta com 28 leitos, que são distribuídos da seguinte forma:

• 5 apartamentos individuais
  • 4 enfermarias com dois leitos
  • 1 enfermaria com três leitos
  • 3 enfermarias com quatro leitos

Todas essas instalações são utilizadas de maneira exclusiva pelos pacientes internos no hospital, para realização de cirurgias. Nelas, ele poderá aproveitar uma série de recursos para se sentir mais cômodo possível na instituição.

Além disso, o hospital ainda possui um corpo clínico altamente qualificado e preparado para atender nas mais diversas especialidades médicas.

Como pode ser observado ao longo do post, a Santa Casa Fortaleza tem um importante papel na assistência à saúde da população da cidade. Ela está preparada para receber aos pacientes de diversas especialidades.

Sobretudo por ter uma equipe médica altamente qualificada e os melhores insumos, no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de doenças. É por meio desta Santa Casa, que a população encontra o serviço que tanto necessita para ter uma boa qualidade de vida e a segurança que merece.