A Santa Casa de Piracicaba trabalha com o bem mais precioso que o ser humano pode ter: saúde. Em teoria e em princípio, isso pode ser parecer oportunismo para criar aura humanitária em torno da marca corporativa. Ocorre que questões humanas fazem parte da história da entidade.

O alcance dos serviços prestados em prol da saúde física dos pacientes chega a conforto mental necessário para a recuperação. Essa questão atende perfeitamente às características do berço da instituição, conforme você vai perceber ao longo desta apresentação.

Por isso, o nível de tecnologia assimilada pela instituição (veja mais abaixo) não ofusca a visão sobre a importância do relacionamento humano. Para ela, relacionar-se é tão crucial quanto os aparelhos de alta performance adquiridos ao longo dos anos.

Essa visão tem respaldo no pensador romano dos primeiros anos desta era, Lúcio Aneu Sêneca. Disse ele certa vez que “é parte da cura o desejo de ser curado”. A relação Santa Casa de Piracicabapaciente é construída sobre essa veia.

Nasce Santa Casa de Piracicaba depois de quase tragédia histórica

O início do século XIX pegou toda a região de Piracicaba envolvida em desesperadoras endemias que estavam dizimando a população local. Sem serviços médicos adequados, a carência tocou a alma de José Pinto de Almeida, português que chegara ao Brasil anos antes, mais claramente a Piracicaba.

A iniciativa do homem implantou a semente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba e mudou a ideia de saúde pública – hoje também privada – da região. Mudou porque os efeitos da colonização ainda latentes impunham postura medicinal mesclada a costumes indígenas.

O português recriou esse comportamento. A instituição fez dispensar a qualquer morador a mesma atenção dedicada aos mais ricos. Esse pensamento tem força até os dias de hoje no ambiente do hospital.

E aquela semente humanitária tornou-se o complexo hospitalar que você vai conhecer um pouco mais nesta apresentação.

A Santa Casa de Piracicaba

Os quase 170 anos de existência fizeram a Santa Casa de Piracicaba se transformar num verdadeiro universo de atenção médica.

O alcance dos seus braços

Uma ampla região é atendida pela instituição. São mais de 25 municípios alcançados com milhares e milhares de pessoas. Seus serviços se espalham por área de 60 mil m2 – incluindo estacionamento – para oferecer conforto no momento do deslocamento dos pacientes.

Mais de 350 leitos recebem pacientes de toda a região. Para eles, são destinados os mais complexos serviços com 20 mil atendimentos diários, incluindo 50 cirurgias em centros cirúrgicos equipados com aparelhos de altíssima eficiência.

Sua estrutura contém:

  • Unidades altamente complexas
  • UTIs (neonatal, crianças, adultos)
  • Centro obstétrico (inclusive com apresentação de imagens virtuais de parto)
  • Laboratório
  • Serviço central de esterilização
  • Lavanderia

Dentre as dezenas de departamentos munidos dos aparelhos mais modernos, destacam-se:

  • Serviço de Pronto Atendimento
  • Serviço de Emergências do Coração – EMCOR
  • Centro de Hemodinâmica
  • Urologia
  • Radiologia (incluindo ressonância magnética e tomografia computadorizada)
  • Setor de Hemodiálise
  • Unidade de Oncologia
  • Clínica de Reprodução Humana

Filosofia comportamental

A instituição tem a missão de oferecer assistência hospitalar especializada de cunho tecnológico sempre alicerçado em relações humanas. Assim, embasa saúde e qualidade em amplitude geral.

Seus procedimentos são certificados por órgãos competentes e, portanto, se faz centro de excelência nacional na área. Essa filosofia de comportamento se mantém sobre vários conceitos: compromisso com ética, profissionalismo humanizado, transparência nos procedimentos, valorização do fator profissional, dentre outros.

A união da postura humana com visão de evolução científica levou a Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo a buscar parceria com a Santa Casa de Piracicaba no projeto Educasus de EAD.

Relações institucionais

A equipe de gestão da Santa Casa de Piracicaba conhece os trâmites que constroem uma empresa forte, ainda que tal empresa se destine a questões humanas.

Com esse pensamento, mantém relações eficientes com a gestão pública com vistas a adquirir recursos suficientes para dar continuidade a seu trabalho. Em contrapartida, torna percentual considerável de leitos disponível à Prefeitura.

Compromisso com formação profissional

A instituição aplica visão de futuro. Administra área para estagiários, de forma que consiga oferecer experiência inicial para diversas áreas da medicina:

  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Psicologia
  • Nutrição

Santa Casa Saúde

A excelência dos serviços prestados chega a todas as classes sociais. O plano de assistência médico-hospitalar Santa Casa Saúde leva a todos os associados o desenvolvimento médico-científico a fim de promover e ampliar o conceito de medicina preventiva

Trata-se do Programa de Saúde Inteligente, cujos resultados são impressionantes.

Museu

Ainda seguindo seu espírito de instituição participativa na sociedade, mantém área reservada a registro histórico de suas atividades.

O Museu da Santa Casa expõe centenas de peças e quase uma centena de livros relíquia. Visitantes podem admirar móveis, instrumentos antigos, louças, aparelhos da época, dentre outros objetos e documentos.

Hospital Santa Isabel

A Santa Casa de Piracicaba estendeu sua filosofia à iniciativa de construção de hospital, obra monumental destinada a atendimento de conveniados e particulares.

São mais de mil internações mensais que colaboram para saúde de toda a região há mais de duas décadas. Congrega procedimentos importantíssimos para manutenção da saúde da população, como Ultrassonografia, Raio-X, Densitometria Óssea, Mamografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética de alto campo, Centro de Hemodinâmica do Emcor, dentro outros tantos.

É por isso que a Santa Casa de Piracicaba detém título de uma das mais competentes unidades de aplicação e desenvolvimento da medicina.

Conheça e, caso tenha alguma questão a levantar, entre em contato com as equipes de atendimento. Você vai notar que a alma médica hospital é sentida já a partir daí.

Veja outras unidades da Santa Casa no Brasil clicando aqui.