Fundada há 143 anos, a Santa Casa de Bragança Paulista foi construída com a inauguração da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. A data de inauguração foi em 31 de agosto de 1874.

A Irmandade do Senhor Bom Jesus tem o intuito de servir a Deus pelas boas obras e culto à religião católica. Esse objetivo foi plenamente observado ao longo dos anos. A palavra misericórdia significa compaixão, onde a pessoa doa seu coração a alguém. Nesse caso, aos mais necessitados. Para expressar a caridade e a misericórdia pelos mais necessitados, a Irmandade fez o compromisso de zelar pelo bom funcionamento do Hospital, atendendo a todos que a ele pede socorro.

Os fundadores da Irmandade e da Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista foram o padre Simplício Bueno de Siqueira, Coronel Luiz Manoel da Silva Leme, Capitão Francisco de Assis Valle, José Gomes da Rocha, José Guilherme Cristiano, José Narciso e Joaquim Lopes Maciel.

Três anos após a inauguração da Irmandade, foi fundada a Santa Casa, em dezembro de 1877. Inicialmente ela funcionava na atual rua Barão de Juquerí. No entanto, cientes da necessidade de terem mais espaço, a construção do novo hospital foi iniciada em 1896. Sua inauguração foi em 1900, o que deixou a população muito satisfeita e alegre! Com o passar do tempo, sua estrutura física vem sendo modificada para se adequar as novas demandas e tecnologias.

Os anos de atuação da Santa Casa de Bragança Paulista foram marcados por duas fases. A primeira fase pela caridade, onde os cidadãos locais, junto com a diretoria, atuaram na frente de trabalho do hospital, como voluntários e doando recursos para que os pacientes pudessem ser atendidos. Ressaltamos que a Santa Paulina, que foi canonizada em 2002, trabalhou na Santa Casa de Bragança Paulista entre 1909 e 1910. A outra fase foi marcada pela população que abraçou a causa e começou a promover a caridade no local.

Depois da Constituição Federal de 1988 e com a criação do Sistema Único de Saúde, SUS, a Santa Casa passou a ter verbas do poder público. Mas as suas atividades de caridade continuam sem ter fins lucrativos.

A Santa Casa de Bragança Paulista, sempre atravessa crises econômicas, precisando interromper o atendimento a população em função da falta de verbas e recursos para os profissionais. Mesmo assim, por meio de doações e patrocínios a Santa Casa de Bragança Paulista tem melhorado a sua estrutura e buscando melhorar sua tecnologia. Além disso, os funcionários são treinados para darem um atendimento de excelência.

O projeto implantado pela Santa Casa foi a criação do plano Santa Casa de Saúde, proporcionando a população de baixa renda a ter acesso a diversos tipos de atendimento por um preço justo. A empresa Santa Casa Saúde existe há 22 anos, atendendo aos seus beneficiários com qualidade e seriedade.

Apesar das dificuldades financeiras, a Santa Casa de Bragança Paulista tem mantido o seu objetivo inicial ativo, de levar a caridade e misericórdia a todos os que necessitam. Para que isso aconteça, uma equipe que está sempre pensando no bem-estar dos menos favorecidos tem se doado ao máximo.