A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos é uma irmandade fundada em 12 de abril de 1891, na cidade de São Carlos, São Paulo. Considerada a mais antiga instituição assistencial e beneficente, o hospital se tornou referência no atendimento à saúde a mais de 300 mil habitantes de cinco microrregiões: Porto Ferreira, Dourado, Ibaté Descalvado e Ribeirão Bonito.

Por ser uma instituição filantrópica, a Santa Casa de São Carlos oferece o mesmo atendimento de qualidade aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), convênio e particular.

Já foram mais de 700 atendimentos realizados só em 2014, com um hospital que dispõe de 322 leitos, dez de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e dez de UCO (Unidade de Tratamento Coronário), além de 13 leitos de neonatal UTI Infantil.

Conheça mais sobre a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, sua história e serviços oferecidos.

História do hospital em São Carlos

A história da Santa Casa na cidade de São Carlos começou quando Francisco Domingos de Sampaio e sua esposa Anna Miquelina Ferraz de Sampaio perderam o filho José, em Jaboticabal, no final de 1880.

Para prestar uma homenagem, o casal resolveu doar uma quantia em dinheiro para que fosse construída a Santa Casa na cidade. A iniciativa foi muito bem recebida e logo fizeram uma comissão para iniciar o projeto.

Então, em 12 de abril de 1891, durante uma celebração no Teatro Ypiranga, foi realizada uma reunião para começar a construção do edifício. Dois anos depois, o primeiro pavilhão ficou pronto.

Com a epidemia da febre amarela, o pavilhão foi transformado em Hospital para atender os pacientes acometidos pela doença e, assim, constituída uma comissão de socorros. Essa comissão entregou um saldo do valor arcado para ajudar a Santa Casa.

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos ganhou caráter religioso e, no dia 1º de novembro de 1899, uma solenidade marcou a inauguração do Hospital da Santa Casa.

Departamentos da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos

O Hospital da Santa Casa abrange quatro departamentos:

• Banco de Sangue – No site da instituição é possível verificar o estoque de sangue pelo menu “Departamentos” e “Banco de Sangue”. Além disso, há informações sobre doação, incluindo requisitos, cuidados e riscos durante e após o procedimento;
  • Banco de Leite – Todo leite doado é disponibilizado aos bebês que estejam na UTI Neonatal do hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos;
  • Clínicas – Atendimento a pacientes com convênios ou particulares, contando com 40 especialidades médicas, cirurgia e serviços ambulatoriais a preços acessíveis;
  • Departamento de Ensino – Projeto que visa qualificar novos profissionais da saúde e gerenciar a Residência Médica nas especialidades Clínica, Cirurgia Geral, Pediatria, Cancerologia e Ortopedia.

Os convênios aceitos pela Santa Casa de Misericórdia de São Carlos são:

• Caixa de Assistência do Banco do Brasil;
  • Cabesp – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banespa;
  • Engemasa;
  • Faber Castell – Saúde Ocupacional;
  • Geap;
  • Hospitaú;
  • Indústria de Papel;
  • Ipen-cnen;
  • Marítima Saúde;
  • Sabesprev – Funcionários da Sabesp;
  • Sul América Saúde;
  • SUS – Sistema Único de Saúde;
  • Tecmed;
  • Unimed São Carlos.

Os convênios aceitos pela Santa Casa Clínicas incluem:

• Cassi;
  • Bradesco;
  • MedService;
  • Cabesp;
  • Geap;
  • São Francisco;
  • Porto Seguro;
  • SulAmérica;
  • Amil;

Filantropia, qualidade e referência para tratamentos de Alta Complexidade, como Gestação de Alto Risco Nível III, Neurocirurgia Nível II, UTI Neonatal – Infantil Nível II e Cardiologia, apenas para citar alguns.

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos está situada à rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 – Jardim Pureza, São Paulo.