A Santa Casa de Adamantina, foi fundada em 1952. Com os mesmos valores adotados pelas Santas Casas do Brasil, o objetivo era oferecer assistência médica e hospital a população mais carente, com especial atenção aos necessitados.

Assim a Santa Casa Adamantina foi inaugurada em 07 de dezembro de 1957, inicialmente sob a administração das irmãs de Caridade do Convento Sagrado Coração de Jesus.

Hoje o hospital tem a missão de promover negócios que possam oferecer oportunidades de melhoria da qualidade de vida da comunidade, além de contribuir para a sustentabilidade da instituição.

Dentre os valores da Santa Casa Adamantina, está o processo de humanização em seus atendimentos, oferecendo qualidade e apoio aos pacientes além da igualdade de direitos a todos.

 

A Santa Casa Adamantina hoje

Em janeiro deste ano, a Santa Casa de Adamantina, passou a ser administrada pelos freis franciscanos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

A Associação é responsável por mais de 70 instituições de saúde em todo o país, sendo referência na gestão de serviços de saúde e atua na gestão geral de hospitais, em especial para portadores de multideficiências e idosos em fase terminal.

A Santa Casa de Adamantina, atua em uma grande variedade de especificidades, sendo elas:

  • Fonoaudiologia
  • Nefrologia
  • Oftalmologia
  • Otorrinolaringologia vascular
  • Ginecologia
  • Neurologia
  • Ortopedia
  • Psicologia

 

A Situação das Santas Casas no Brasil

As Santas Casas no Brasil, são referência em atendimento muitas vezes centenárias, porém nas últimas décadas passam por momentos de instabilidade financeira, sendo que em alguns casos apresentam risco de fechamento.

Os problemas mais comuns enfrentados pelas Santa Casas são:

  1. Falta de recursos para compra de equipamentos e mantimentos de primeira necessidade;
  2. Atraso no pagamento de funcionários, e dificuldade para contratar novos profissionais;
  3. Dispensa de serviços de terceiros, como o de limpeza por exemplo;
  4. Dificuldades em prover a qualidade nos atendimentos, em virtude do tópicos apresentados acima.

O problema das Santas Casas, está relacionado principalmente a dois fatores, o primeiro a falta de recursos para manter as instituições, e o segundo a má administração destes recursos.

Várias instituições vem sofrendo intervenção nos últimos anos na busca de melhorias na gestão financeira.

 

Situação da Santa Casa Adamantina

Assim como a maioria das Santas Casas brasileiras, a Santa Casa Adamantina, também passa por dificuldades financeiras.

Em março deste ano foi lançada pelo hospital em parceria com a prefeitura municipal uma campanha para arrecadar doações da população com objetivo de auxiliar na manutenção da instituição.

Em 2011, foi revogada uma Lei municipal em Adamantina que garantia um adicional de 10% sobre o imposto predial e o ISS, dos quais eram repassados a Santa Casa Adamantina, o valor gerava em torno de quatrocentos mil reais de recursos para o hospital.

Sem este repasse a situação da Santa Casa Adamantina ficou mais complicada, sendo necessário solicitar o apoio da comunidade para manter a instituição.

Se você ficou sensibilizado com essa causa e deseja ajudar, acesse o site da Santa Casa Adamantina ou da Prefeitura Municipal e faça sua doação!