Inaugurada em 1º de outubro de 1876 e idealizada pelo padre Joaquim José Vieira, a Santa Casa de Misericórdia de Campinas foi fundada para prestar assistência hospitalar e apoio moral aos mais necessitados.
O povo de Campinas já era conhecido por sua imensa generosidade, dedicando algumas horas de seu tempo para oferecer ajuda de todo tipo aos pobres enfermos. O que a cidade precisava era de uma instituição beneficente para que os necessitados pudessem ter um local fixo para receber caridade.
FAÇA UMA SIMULAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE
Em pouco tempo, a Santa Casa de Misericórdia de Campinas se mostrou eficiente no cumprimento de suas funções, contabilizando mais de 1.400 atendimentos de 1878 a 1885.
Até 1950, vários provedores fizeram parte da Santa Casa após o Cônego Joaquim José Vieira, como padre Francisco de Abreu Sampaio e Bento Quirino dos Santos, sendo este último o provedor que mais tempo ficou a cargo da Casa: 20 anos.
Ainda no século 19, houve a criação do Asilo das Órfãs, que funcionou por 12 anos até se transformar em internato para meninas, coincidentemente na mesma época da febre amarela na cidade.
Especialidades da Santa Casa de Misericórdia de Campinas
Com o intuito de prestar assistência humanizada, moderna e com uma equipe multiprofissional, sem deixar de lado a sustentabilidade e a ética, a Santa Casa de Misericórdia de Campinas visa oferecer o melhor da medicina, com várias especialidades médicas. São elas:
- Anatomopatologia
- Anestesiologia
- Assistência Social
- Cardiologia
- Centro de Tratamento de Queimaduras
- Cirurgia Cardiovascular
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Torácica
- Endocrinologia e Metabologia
- Endoscopia
- Fisioterapia Geral
- Fonoaudiologia
- Geriatria
- Hematologia
- Hemoterapia
- Imobilização Ortopédica
- Infectologia
- Medicina Intensiva
- Medicina Clínica
- Medicina Nuclear
- Nefrologia
- Neurocirurgia
- Nutrição
- Oncologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Otorrinolaringologia
- Patologia Clínica
- Medicina Laboratorial
- Pronto Atendimento
- Psicologia Hospitalar
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem
- Radiologia e Imagenologia
- Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
- Serviço Social
- Terapia Ocupacional
- Urologia
As especialidades Fisioterapia, Psicologia Hospitalar, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Nutrição, SCIH (Controle de Infecção Hospitalar) e Fonoaudiologia da Santa Casa de Misericórdia de Campinas são formados por multiprofissionais com o objetivo de, não só cuidar da parte física do paciente, mas também do lado social e pessoal de cada um deles. É uma ala que também se preocupa com a saúde emocional do paciente.
O Complexo Hospitalar da Santa Casa de Campinas
O Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Campinas conta com Farmácia Central, Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ), Internação, Centro Cirúrgico, Ambulatórios, Pronto Atendimento, Complexo Hospitalar de Entorno e Hotelaria.
Desde sua inauguração em 2016, o Centro de Tratamento de Queimaduras recebeu mais de 300 internações, inclusive, fora da metrópole. A Área de Internação possui quartos individuais, climatização, TV a cabo, banheiros individuais com acessibilidade, conforto e segurança.
São mais de 140 anos a serviço da população, atendendo pelo SUS e por convênios, e com a máxima qualidade que as pessoas precisam.
A Santa Casa de Misericórdia de Campinas está situada na Av. Júlio de Mesquita, 571, Cambuí/Campinas-SP.