A Santa Casa de Vassouras é um dos mais importantes centros de saúde da sua cidade, tornando -se referência para moradores locais e da região.

A cidade de Vassouras localizada no estado do Rio de Janeiro, é destaque principalmente pela educação de qualidade que promove as crianças e jovens.

Seu hospital a Santa Casa de Vassouras é motivo de muito orgulho aos seus moradores que possuem uma instituição de saúde íntegra e de qualidade ao seu dispor.

Sendo uma Santa Casa uma instituição filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos e usa toda a verba arrecadada para manter o seu quadro de funcionários e promover melhorias à instituição.

Caso você nunca tenho ouvido falar sobre a Santa Casa de Vassouras ou deseja saber um pouco mais sobre ela, separamos algumas informações importantes sobre a mesma que você deve conhecer.

A história da Santa Casa Vassouras

A Santa Casa de Vassouras é o primeiro hospital do seu município, tendo sido fundada em 1853 a partir de um projeto para urbanizar a cidade, proposto por Roberto Burle Marx.

Muito se mudou no hospital desde a sua fundação, como o prédio que atualmente não é mais o mesmo de sua fundação.

A Santa Casa de Vassouras que existe atualmente foi fundada em 1930, com o dinheiro da herança da neta de um poderoso barão da região, que ao falecer deixou todo o seu dinheiro a instituição.

O prédio que recebeu hospital, com o tempo passou a ser o Asilo Barão do Amparo, que em decorrência do descaso, hoje não existe mais.

Em 2009 o Ministério Público Federal entrou com uma ação estabelecendo que a Santa Casa de Vassouras era quem deveria tomar conta e restaurar o antigo asilo, afinal o mesmo em sua origem era de sua responsabilidade.

Entretanto, como a Santa Casa de Vassouras não dispunha de verbas para a reforma, entrou com um pedido de ajuda à prefeitura local para que a mesma assumisse as obras.

A história da Santa Casa de Vassouras está ligada a história do interior do Rio de Janeiro, existindo apenas graças à disposição dos grandes barões do café que desejavam uma instituição de saúde para atender aos moradores locais.

A Santa Casa de Vassouras atualmente

Como você pode ver, a história da Santa Casa de Vassouras é bem antiga, isto acarreta a mesma alguns problemas estruturais em decorrência de seu antigo prédio.

Entretanto a mesmo recentemente vem passando por constantes reformas que visam melhorar a qualidade do prédio.

Não somente isto, a Santa Casa de Vassouras vem buscando cada vez mais se modernizar tanto estruturalmente, quanto no atendimento que presta a população do município e região.

O dinheiro usado na obra é proveniente de doações que a instituição recebe de moradores e empresários da região, assim como verbas fornecidas pelo governo do estado.

Amplo quadro de especialidades

A Santa Casa de Vassouras é uma das principais instituições de saúde para os moradores da sua cidade e região.

Contando com um quadro clínico amplo e especializado que está sempre pronto a prestar um atendimento humano e de qualidade.

A Santa Casa de Vassouras atende as mais diversas especialidades como: cardiologia, dermatologia, ginecologia, clínica geral, obstetrícia clínica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia entre outras.

A instituição presta ainda um atendimento diferenciado a pacientes com doenças crônicas e possui também um setor para realizar cirurgias em geral e uma UTI.

Comprometimento com a população

A Santa Casa de Vassouras é uma instituição de saúde comprometida em prestar sempre o melhor atendimento à população que necessita de seus cuidados.

Também, a mesma está disposta a cuidar e educar, como no surto de febre amarela que ocorreu no estado do Rio de Janeiro.

A Santa Casa de Vassouras realizou diversas campanhas de conscientização para informar a população sobre os males da doença e como a mesma se transmitia, pois até então a população tinha a ideia errada que o macaco era o principal transmissor.

Educando a população a como se precaver das ações do mosquito e o mais importante, a necessidade de se tomar a vacina.

A Santa Casa de Vassouras é uma instituição que entende a sua função na comunidade e por este motivo está sempre promovendo campanhas de conscientização.

Agora que você já conhece mais sobre a Santa Casa de Vassouras, sua história, atendimento e ideologia, é possível entender que esta é uma intuição de saúde séria e comprometida com a sua comunidade.