As Santas Casas, da Misericórdia são referência em saúde no país. Algumas das instituições são centenárias, e muitas delas existem antes mesmo das cidades onde se localizam hoje. No caso da Santa Casa Goiânia, sua fundação está ligada à fundação da própria cidade de Goiânia, sendo apenas alguns meses mais nova. Era muito comum nos tempos de Brasil-colônia que uma instituição de referência local fosse o pilar norteador da urbanização. Isto é, as cidades se formavam ao redor das Santas Casas, pois era lá que era feito o único atendimento médico em alguns lugares da colônia.

Criação da Santa Casa Goiânia

No caso da Santa Casa Goiânia, a cidade foi construída apenas 3 anos após a fundação da cidade de Goiânia, seguindo a necessidade e demanda de um atendimento de saúde com qualidade no novo centro urbano. A Santa Casa Goiânia foi criada pela Conferência de São Vicente de Paulo, com a colaboração e esforço das Irmãs Dominicanas e das Irmãs Vicentinas, além de importantes personalidades da época. Já de início a Casa virou referência no atendimento de saúde de Goiânia e municípios vizinhos, e logo já virava referência até para outros estados, recebendo pacientes que vinham de muito longe buscando atendimento.

Hospital Escola da Santa Casa

Não apenas no atendimento hospitalar com a qualidade de prontidão que é símbolo das Santas Casas, a Santa Casa Goiânia ainda se destaca como hospital escola em parceria com a PUC-Goiás. Por semestre, a Santa Casa recebe 1500 alunos dos cursos de saúde da PUC Goiás, nas áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição entre outros cursos. A Santa Casa disponibiliza aos alunos da PUC uma oportunidade de fazer internato e residência médica. Graças a esse corpo estudantil de alunos e médicos-professores, a Santa Casa Goiânia consegue atender por dia em média de 2500 pacientes. Esse atendimento é parte da ideologia de caridade das Santas Casas, que é levar ajuda e atendimento a quem precisa. É esse espírito comunitário de associação que faz da Santa Casa a referência no atendimento da população, que gera a certeza de que o paciente que chegar lá procurando atendimento médico será bem recebido e bem cuidado.

A Sede do Hospital

As antigas instalações do Hospital da Santa Casa foram vendidas ao Governo do Estado de Goiás, porque não havia mais condições de continuar com o atendimento ao público nas edificações antigas. Foi então que a atual sede das instalações da Santa Casa Goiânia começou a ser construída. Depois de um período de construção que demorou 9 meses para ficar pronto, foi inaugurado o espaço do novo Hospital, com os equipamentos que eram considerados os mais modernos para a época. Desde a construção da nova sede, a Santa Casa continua a atender os pacientes de forma indiscriminada, ajudando a todos que procuram os seus serviços a serem bem acolhidos e recebidos. Dar o melhor atendimento médico a quem procura, sem medir esforços para atender a todos. Agora você já conhece um pouco mais da Santa Casa Goiânia, essa instituição histórica de Goiás que é referência no atendimento médico de saúde na região. Esperamos que a Santa Casa continue a fazer o que faz de melhor, e que atenda cada vez mais a quem busca auxílio em suas dependências.