Tudo Sobre a Santa Casa de São José do Rio Preto. Santa Casa de São José do Rio Preto tem história. E não é qualquer história. Ela contém todos os requisitos de grandes sagas que envolvem tristezas; entretanto, também de belas reviravoltas. Para o bem.

Santa Casa de São José do Rio Preto na história da região

O crescimento do munícipio está intimamente associado à história da Santa Casa de São José do Rio Preto. E por elos sempre muito fortes. O município nasceu da fé religiosa do latifundiário Luiz Antônio da Silveira, que transferiu propriedade de grande extensão de terras para seu protetor espiritual, São José.

Sua intenção era mesmo que ali se formasse um município. E foi o que realmente ocorreu 38 anos depois, em 1894. Dizem os moradores mais antigos que a bondade religiosa do fazendeiro se transferiu para a futura casa assistencial.

Os primeiros traços de uma casa assistencial

Uma década e meia se passou desde que as primeiras conversas sobre fundação da Santa Casa de São José do Rio Preto foram trocadas entre maçons do município.

Antes disso, porém, o prédio – que abrigaria o que hoje é enorme complexo hospitalar – já dava mostras de sua importância para toda a região. A dilacerante varíola alcançou boa parte dos municípios de entorno. Os homens probos da época acharam por bem transformar o prédio em unidade de atendimento de emergência.

Estava-se dando naqueles dias início às atividades do hospital.

Não é tratar doenças, mas cuidar de pessoas

Essa frase acompanha a instituição desde muito. A Santa Casa de São José do Rio Preto é apontada como hospital conceituadíssimo por conta de conceitos semelhantes. Esse conceito não se enquadra em apenas uma palavra, mas em várias: eficiência, humanismo, tecnologia, modernidade, qualidade, pioneirismo.

A Estrutura

A instituição substituiu diversos equipamentos para atender a evolução tecnológica ao longo dos últimos anos. Então, o complexo é capaz assistir 700 pessoas/dia em média. Esse número abarca internações e atendimentos dos mais variados.

Nos mais de 12 mil m2

  • Quase 200 leitos
  • Quase 200 médicos atendem nas áreas diversas
  • 09 salas aparelhadas para cirurgias
  • 03 salas para cirurgia ambulatorial
  • 02 salas para recuperação pós-anestesia
  • Centro obstétrico
  • Sala para pré-parto
  • Sala para parto normal
  • Ambulatório com 15 especialidades

E ainda mais: farmácia, nutrição e dietética, centro de esterilização, lactário.

Os mais diversos serviços se oferecem sob o profissionalismo de pessoal competente: hemodinâmica, patologia clínica, medicina nuclear, cardiologia complexa, urgência/emergência 24 horas, radiologia, quimioterapia e mais outros tantos procedimentos intrinsecamente destinados à melhora e manutenção da saúde.

Um pouco da saga

A história da Santa Casa de São José do Rio Preto teve diversos percalços, como comentado acima. Entretanto, o corpo gestor lançou mão do instinto de determinação que fez nascer o hospital há mais de 80 anos.

No início dos anos 2000, as finanças estavam em estado precário. Porém, hoje, o hospital saiu da precariedade para estado de …

Desenvolvimento pleno

Hoje, a instituição se mostra eficaz no atendimento da malha de demandas:

  • Medicina preventiva
  • Elaboração de diagnósticos
  • Reabilitação

Dentre outros tópicos mais que se dão sob a excelência de:

  • Gestão com base na pessoa – inclui-se ações de aproximação paciente-família-profissionais
  • Gestão de aperfeiçoamento profissional
  • Atualização dos aspectos tecnológico-científicos

Saúde abraça a população

O Santa Casa Saúde está entre as 08 operadoras de planos mais bem conceituadas na área. É assim apontado porque mantém a qualidade de saúde de seus associados como objetivo claro e único.

Esse conceito está alicerçado em enorme laço de unidades devidamente registradas e aptas a oferecer especialidades das mais diversas.

É assim que Santa Casa de São José do Rio Preto convém a você, sua família e amigos.

Leia mais sobre outras unidades da Santa Casa no Brasil clicando aqui.

Sinta-se em santa casa!