A Santa Casa de Limeira é a instituição de saúde de referência da cidade e região circunvizinha. Mais do que a prestação de serviços de baixa, média e alta complexidade, ela ainda é um Hospital de Ensino, ou seja, contribui para a formação de profissionais altamente capacitados no ramo de saúde.

Diante da sua importância para a saúde da população e as suas contribuições para a sociedade, ao longo deste post você poderá descobrir informações relevantes sobre essa instituição, incluindo os serviços prestados pela mesma. Mas vamos do início…

A história da Santa Casa de Limeira

A Santa Casa de Limeira foi fundada há mais de 120 anos pelo Coronel Antônio Mariano da Silva Gordinho, com o propósito de atender as vítimas das epidemias de febre Amarela, varíola e bexiga que atingiram a região na época.

Desde a sua fundação, esse hospital tem passado por várias ampliações na sua infraestrutura e na sua rede de atendimento médico hospitalar. Atualmente essa Santa Casa é referência na saúde pública e particular na cidade de Limeira e regiões circunvizinhas. 

Infraestrutura e especialidades médicas

O complexo hospitalar da Santa Casa atende a população de cerca de 88 municípios próximos, sendo realizadas mais de 14.000 internações por ano.

Para atender toda essa demanda, o hospital dispõe de uma ampla estrutura física, composta por 80 quartos, onde estão alocados cerca de 237 leitos nas seguintes Unidades de Tratamento Intensivo:

  • Adulto;
  • Coronariana;
  • Neonatal;
  • Pediátrica.

O hospital conta com uma equipe composta por mais de 1.200 colaboradores e 300 médicos nas mais variadas especialidades, capacitados para prestar atendimento médico-hospitalar nos seguintes serviços:

  • Ginecologia;
  • Uti neonatal;
  • Oftalmologia;
  • Neurocirurgia;
  • Hematologia e hemoterapia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Urologia;
  • Cirurgia cardiovascular;
  • Cirurgia cardíaca vascular e endovascular;
  • Cancerologia clínica;
  • Buco maxilo facial.

Hospital do ensino da Santa Casa

Os profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, não são comprometidos apenas com a prestação de serviços de qualidade para a população. Mas também com a formação de novos profissionais que priorizam um atendimento de qualidade e cada vez mais sociabilizado.

Essa prática teve início em 1997 e continua até hoje. Em 2004, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) formalizou essa prática de ensino ao credenciar a Santa Casa de Misericórdia de Limeira como um Hospital de Ensino.

Desde então, a instituição passou a oferecer o serviço de internato para os alunos de medicina das mais diversas instituições de ensino do país por meio da celebração de convênios.

Hospital Amigo da Criança

A Santa Casa de Limeira é um dos poucos hospitais do estado de São Paulo que conta com o projeto Hospital Amigo da Criança. Nele, são treinados colaboradores, médicos e demais profissionais da saúde que trabalham com os recém-nascidos, com o intuito de fortalecer a humanização e o aleitamento materno.

Receber esse selo é uma verdadeira honra e orgulho para a instituição, pois ele é o resultado de um trabalho intenso de incentivo às ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Além de ser uma forma de comprovar o alto nível da equipe técnica da Santa Casa nos cuidados aos recém-nascidos.

Banco de Sangue

O Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira não só fornece hemocomponentes para a instituição, mas também os envia para os principais hospitais da cidade. Assim, são inúmeras as vidas que dependem desse banco e de seu abastecimento constante.

Por isso, a instituição realiza campanhas periódicas para que seja feita a reposição de estoque. Nelas, os profissionais procuram envolver toda a comunidade para incentivar a doação de sangue.

Banco de leite da Santa Casa de Limeira

O banco de leite da Santa Casa de Misericórdia de Limeira tem como principal objetivo planejar e executar medidas preventivas para que a gestante possa realizar a amamentação de maneira tranquila e natural, evitando assim problemas que venham a impedir a amamentação e a doação de leite.

A equipe técnica é fundamental nesse processo, pois ela é a principal responsável na orientação a puérpera, nutriz e lactante a realizar o autocuidado com a mama, a maneira correta de ordenha, coleta e armazenamento do leite para os futuros recém-nascidos necessitados.

Nesse post você pode descobrir informações importantes sobre a Santa Casa de Limeira que é uma das mais completas instituições de saúde da região, em questões de campanhas sociais para arrecadação de doações e atendimento, contando com profissionais de qualidade e infraestrutura adequada para tratar da sua saúde da população.

Veja outras unidades da Santa Casa no Brasil clicando aqui.