A Santa Casa de Pindamonhangaba foi inaugurada na cidade ainda no século XIX. Essa instituição é considerada o grande orgulho da população. Sobretudo porque além de ser um marco histórico, ainda é vista como um dos hospitais mais bem administrados.

Esse modelo de Santa Casa é uma referência em credibilidade, qualidade e competência. Por isso, ao longo deste post serão apresentadas as principais informações sobre a instituição para que você possa conhecê-la. Saiba mais:

 

Conheça a Santa Casa de Pindamonhangaba

 

Inaugurada em 1865, a Santa Casa de Pindamonhangaba é uma instituição de saúde tradicional e de referência na cidade. Desde a sua fundação,  os serviços médico-hospitalares têm conseguido atender toda a população local e das regiões circunvizinhas.

Contudo, na década de 1970 essa Santa Casa enfrentou uma grave crise econômico-financeira, que resultou na precarização dos seus serviços. Essa situação foi revertida, pela ação de um grupo de cidadãos pindamonhangabenses comprometidos em sanar os problemas financeiros e operacionais desse hospital.

Atualmente, a Santa Casa de Pindamonhangaba tem tido a satisfação de realizar importantes obras e serviços, com o objetivo de melhorar a assistência à saúde oferecida a todos os usuários. A prova disso, foram as últimas reformas que ampliaram as principais áreas do hospital e a contratação de novos colaboradores.

Infraestrutura da Santa Casa

 

Como forma de melhorar o atendimento à população local, a Santa Casa passou por uma série de reformas. Elas fizeram com que a infraestrutura do hospital fosse ampliada, assim como a sua capacidade de acomodar os pacientes.

Hoje, a instituição conta com mais de 209 leitos, que estão distribuídos da seguinte forma:

  • Clínica médica – 39 leitos;
  • Clínica cirúrgica – 35 leitos;
  • Clínica pediátrica – 20 leitos;
  • Clínica materno-infantil – 39 leitos;
  • Sala de consultas/exames;
  • Unidade de tratamento intensivo neonatal – 10 leitos;
  • Berçário de cuidados especiais – 10 leitos;
  • Unidade de tratamento intensivo adulto – 10 leitos.

É importante destacar que cada um dos setores do hospital conta não só com leitos destinados a pacientes provenientes da rede privada, como também do SUS. A instituição se preocupa em oferecer o melhor atendimento para ambos perfis de usuários.

Além das áreas destinadas a atendimento dos pacientes, o hospital de Pindamonhangaba ainda possui um moderno e amplo auditório. Ele tem a capacidade de receber mais de 130 pessoas, o que facilita a realização de palestras, reuniões da Diretoria e até mesmo encontros de profissionais das mais diversas categorias.

Serviços oferecidos pela Santa Casa

Além dos setores citados acima da Santa Casa de Pindamonhangaba, ela ainda conta com um excelente serviço de apoio e administrativo. Assim como uma série de especialidades médicas, que atendem a toda a população da região.

No que diz respeito aos serviços oferecidos pela instituição, destacam-se:

  • Enfermagem;
  • Radiologia;
  • Eletrocardiografia;
  • Laboratório de Análises Clínicas;
  • Laboratório de Anatomia Patológica;
  • Endoscopia;
  • Hemodiálise;
  • Fisioterapia;
  • Tomografia;

Para a realização dos serviços de qualidade, a Santa Casa conta com um corpo clínico composto por mais de 120 médicos, nas mais variadas especialidades. Ademais, dispõe de uma equipe multidisciplinar capacitada em prestar um atendimento médico-hospitalar humanizado.

Devido a sua ampla variedade de atendimentos e tratamentos médico-hospitalares, esse hospital é considerado de alta complexidade. Nele, a população local e das regiões circunvizinhas podem ter acesso a uma assistência à saúde de alta qualidade e com uma equipe qualificada.

São essas e outras razões, que fazem com que essa instituição seja sinônimo de credibilidade e modelo para os demais hospitais da cidade.

Ao longo deste post foi possível conhecer as principais informações sobre a Santa Casa de Pindamonhangaba. Mais do que uma instituição de saúde, ela é um verdadeiro marco na história da cidade e um verdadeiro orgulho para a população.

Nela, os pacientes podem receber uma completa assistência médica e ter acesso aos melhores equipamentos para diagnóstico e tratamento. Além disso, eles ainda contam com uma infraestrutura ampla e moderna.

Sem dúvida, a população da região pode estar tranquila quanto a qualidade da assistência médico-hospitalar prestada pela instituição. Afinal, ela possui uma excelente equipe de profissionais capacitados e prontos para atender as mais diversas demandas de saúde.