Para quem vive no município de Ubatuba, sabe que sempre pode contar com a sua Santa Casa para lhes oferecer um serviço de saúde de qualidade.

A Santa Casa Ubatuba é umas das principais instituições de saúde da cidade, sempre pronta a atender os moradores do município e região.

Assim como todas santas Casas, a de Ubatuba também tem como foco o atendimento principalmente de pacientes do SUS, garantindo saúde gratuita a todo município.

Com uma história incrível que consolidou esta instituição, separamos algumas informações importantes a respeito da Santa casa Ubatuba para você conhecê-la e saber que sempre pode contar com ela.

 

A história da Santa casa Ubatuba

 

Fundada em 1854, mesmo que esta data seja hipotética, a Santa Casa Ubatuba é uma das instituições de saúde mais antigas do estado de São Paulo.

Sendo um prédio antigo, sua arquitetura original era nos moldes do período colonial, assim como a antiga Câmara Municipal da cidade.

O prédio original era simples, mas que possui todas as condições necessárias para atender aos doentes da época, continha até mesmo uma capela a Senhor dos Passos, patrono do hospital.

Porém, em 28 de agosto de 1912 um terrível incêndio causado por uma vela acessa destruiu toda as imediações do prédio, levando junto também toda a documentação história do hospital.

Como o incêndio destruiu todos os documentos que comprovasse a posse do terreno onde o antigo prédio existia, o atendimento da Santa Casa Ubatuba ficou precário, até se restabelecer de forma total 1920.

Foi neste ano que um novo prédio foi doado a instituição e está pode melhorar o atendimento que prestava à comunidade.

É neste prédio que a Santa Casa Ubatuba funciona até os dias atuais, melhorando cada dia mais seu atendimentos e serviços médicos a população da cidade e toda região.

A principal missão da instituição é prestar um atendimento humanizado que sempre se compromete com o bem-estar e a vida daqueles que necessitam dos serviços da Santa Casa Ubatuba.

 

Serviços oferecidos

 

Entre os principais atendimentos que a Santa Casa de Ubatuba oferece está o cuidado de quadros clínicos em mais de dez especialidades.

Além disto, a instituição realiza exames laboratoriais, onde possui o seu próprio laboratório que funciona em caráter de 24 horas, atendendo ao seu pronto socorro e seus pacientes internados.

Todos os exames são realizados por uma equipe capacidade, que entrega resultados confiáveis, sendo todos supervisionados por um biologista.

Além disto, toda a equipe participa de cursos de capacitação regular, para melhorar cada vez mais a produtividade.

Mesmo como já citamos a prioridade de atendimento da Santa Casa de Ubatuba ser os pacientes do sus, seu laboratório atende a convênios particulares com preços mais acessíveis.

fora os serviços de análises clínicas, o hospital conta ainda com exames de diagnóstico como tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiologia, eletrocardiograma e fisioterapia.

 

 

Atendimento humanizado

 

Assim como já falamos, uma das principais missões da Santa Casa de Ubatuba é proporcionar um atendimento humanizado aos seus pacientes e acompanhantes.

Por este motivo, a instituição conta com um serviço social para garantir o atendimento de questões de pacientes de baixa renda que necessitam de cuidados diferenciados.

Este serviço social também garante a realização de exames de pequena e média complexidade como arteriografia, cateterismo, hematologista e CPRE.

Além disto, este atendimento também acompanha e tranquiliza paciente e seus acompanhantes com dúvidas em relação a exames e a sua estadia no hospital.

Pacientes que adentram pelo pronto socorro 24 horas da instituição também pode receber o atendimento do serviço social, principalmente menores desacompanhados, moradores de rua e idosos.

O serviço social irá garantir que estes recebem os cuidados necessários com segurança, garantindo sua integridade física e acionando os órgãos competentes para estes tomar conhecimento do caso.

 

Saúde a toda população

 

Desde a sua fundação o ideal da Santa Casa de Ubatuba sempre foi garantir saúde gratuita e de qualidade a toda a população do município e região.

Atualmente esta instituição vem passando por constante melhorias, tanto físicas como no corpo de funcionário para que este atendimento se torne cada vez melhor.

Quando lidamos com saúde devemos pensar da forma mais humana possível, pois, não importa a sua classe social, um atendimento humanizado deveria ser oferecido a todos.

E é isto que a Santa Casa de Ubatuba prega, garantir que toda a população do município e região receba o melhor atendimento possível.