A Santa Casa de Misericórdia do Rio Grande do Norte, também conhecida como Santa Casa de Natal, faz parte da Confederação Irmandade das Santas Casas do Brasil, que mantém hospitais distribuídos por todo o país. A Santa Casa Natal é um dos maiores hospitais da capital do estado do Rio Grande do Norte – atendendo milhares de pessoas todos os meses e milhões, anualmente.

O complexo hospitalar oferece atendimentos, exames de baixa e alta complexidade, transplante de órgãos e outros serviços à população. A Santa Casa Natal também sempre investe na qualificação de seus profissionais e em tecnologias na área da saúde.

Mais sobre a Santa Casa de Natal

O complexo oferece um serviço organizado, destinando prédios específicos para as diversas especialidades de saúde. Entre eles estão o Prédio do Pronto Socorro, o Hospital Geral, a Maternidade, entre muitos outros. São mais de 10 hospitais especializados, além de Banco de Sangue, de Medula, etc. 

Oferece atendimento especializado em oncologia, cardiologia, geriatria, pediatria, nefrologia, ortopedia, ginecologia, obstetrícia, cirurgias, dermatologia, entre outras áreas. Os atendimentos são todos cobertos pelos Sistema Único de Saúde (SUS) – ou seja, não são cobradas consultas, procedimentos ou qualquer outro valor dos pacientes.

Assim como todas as demais Santa Casas de Misericórdia de outros lugares do país, a Santa Casa Natal é uma entidade filantrópica. Os recursos são repassados pelo governo do estado do Rio Grande do Norte e pela iniciativa privada – vindo da doação de grandes corporações, que auxiliam o complexo.

Além disso, são feitas diversas parcerias com outras instituições de saúde, permitindo que o hospital atenda a todos gratuitamente e com qualidade e eficiência.

Também recebe doações de pessoas físicas ou jurídicas de menor porte. Além de receber impostos de alguns contribuintes, referentes às notas ficais desses cidadãos.  

Serviços oferecidos pela Santa Casa de Natal

Além de atender milhares de pacientes ao mês, realizar exames diversos, cirurgias, transplantes de órgãos, partos, entre outros procedimentos, a Santa Casa Natal promove eventos diversos. Eles têm o objetivo de integrar a comunidade com o hospital, além de contribuir com a qualificação profissional de seus funcionários.

São cursos, seminários e palestras com profissionais renomados, que visam o aprimoramento dos profissionais que atuam na Santa Casa Natal. Com isso, o atendimento à população tende a ser mais eficiente e satisfatório.

A Santa Casa de Natal ainda oferece cursos de pós-graduação para as mais variadas áreas da saúde. Também dispõe de programas de residência médica, em diversas especialidades.

Entidades Associadas a Santa Casa de Natal

A Santa Casa Natal conta com duas importantes entidades associadas: Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Alexandria (APAMI) e Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.

A APAMI realiza um trabalho com diversos tipos de profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, entre outros). O objetivo é oferecer informações e amparo a gestantes, bebês e crianças pequenas.

Já a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer oferece apoio aos portadores da doença, com atendimento psicológico. Além de eventos que dão apoio aos pacientes, como atividades lúdicas.

Funcionamento da Santa Casa de Natal

A atendimento da Santa Casa Natal funciona 24 horas. Porém, alguns complexos de serviços especializado e com atendimento eletivo não atendem aos domingos e feriados.

O Pronto Socorro do complexo hospitalar e o Hospital Geral, no entanto, funcionam 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, incluindo feriados.

Para mais informações sobre outras unidades da Santa Casa clique aqui.