A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes é o maior complexo hospitalar dessa cidade paulista, em funcionamento há cerca de 145 anos.  A Santa Casa de Mogi das Cruzes é composta por três prédios, que, hoje, possuem mais de 180 leitos para internação.

De acordo com informações do próprio hospital, a Santa Casa de Mogi das Cruzes presta atendimento a cerca de 1000 pacientes por dia, através do SUS (Sistema Único de Saúde), além de atendimentos particulares e por convênios médicos.

Os números do complexo hospitalar não param por aí! A Santa Casa de Misericórdia de Mogi chega a realizar cerca de 500 cirurgias ao mês, nas mais diversas especialidades. Além disso, faz, aproximadamente 450 partos por mês e mais de 6 mil exames mensais por imagem, com seus equipamentos de alta tecnologia.

Já os exames laboratoriais atendem mais de 90 mil pacientes ao mês. Isso entre exames de sangue, urina, fezes e outros.

Infraestrutura da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes

Atualmente, o complexo hospitalar é dividido em 3 prédios. Sendo eles:

• Térreo: pronto socorro, atendimento de urgências e emergências, Ambulatório de Ortopedia, salas de atendimento médico e exames, recepção, atendimento em serviço social e central de vagas;
  • 1º Andar: salas de atendimento em Clínica Médica, Pediatria e Clínica Cirúrgica;
  • 2º Andar: UTI para Adultos, Maternidade, Alojamento e Centros Cirúrgicos;
  • 3º Andar: Obstetrícia, Berçário, Centro Obstétrico, UTI Neonatal e Ala de atendimento Particular.

Especialidades da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes

O complexo hospitalar tem como excelência no atendimento as especialidades: Maternidade, Ortopedia e Fisioterapia.

1.      Maternidade

• Salas de cirurgias;
  • Salas de recuperação anestésica;
  • Área de recepção do paciente;
  • Vestiários;
  • Sala de Assistência Técnica;
  • 26 leitos no Alojamento Conjunto;
  • 6 leitos no setor de Pré Parto com Box individuais;
  • 12 leitos de tratamentos obstétricos;
  • Equipe de Anestesia;
  • Equipe de Cirurgia;
  • Equipe de Enfermagem;
  • Enfermeiras Obstetras;
  • Pediatra;
  • Médicos Neonatologistas.

2.      Ortopedia

• Equipe médica integrada;
  • Pronto socorro 24 horas;
  • Exames de imagem e diagnósticos;
  • Ambulatórios;
  • Cirurgias;
  • 5 consultórios especializados;
  • Salas de espera confortáveis;
  • Salas de Exame;
  • Ambulatório para curativos e gesso;
  • Procedimentos de média e alta complexidade em Ortopedia.

3.      Fisioterapia

• Atendimentos para reabilitação;
  • Equipes multidisciplinares;
  • Reabilitação para pacientes internados e ambulatoriais;
  • Atendimento em fisioterapia pelo SUS, particular e por convênios médicos.

Eventos solidários

Além do atendimento prestado à população, a Santa Casa de Mogi das Cruzes ainda possui um departamento que realiza eventos solidários. Entre eles, são palestras sobre saúde e, até mesmo, shows musicais a preços acessíveis, para arrecadar fundos para o complexo hospitalar.

Centros Cirúrgicos

A Santa Casa de Mogi das Cruzes conta com Centros Cirúrgicos para intervenções de pequena, média e alta complexidade. Os Centros Cirúrgicos do complexo oferecem:

• 6 salas de cirurgias;
  • Sala de recuperação anestésica;
  • Vestiários;
  • Sala de Assistência Técnica;
  • Farmácia Satélite Exclusiva;
  • Equipes que atuam no Centro Cirúrgico;
  • Equipe de Anestesia;
  • Equipe de Cirurgia;
  • Equipe de Enfermagem.

A Sala de Recuperação Anestésica é um dos destaques dos Centros Cirúrgicos da Santa Casa. Trata-se de uma área exclusiva e equipada para a recuperação completa dos pacientes que passaram por procedimentos de anestesia. Os pacientes permanecem sob os cuidados de qualificadas equipes de enfermagem, além de anestesistas de plantão, para uma melhor recuperação.

Também proporciona todo o suporte ao paciente que passa por esse processo de recuperação, até que eles estejam prontos para receberem a alta médica.

Funcionamento do Complexo Hospitalar

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes tem o seu pronto socorro funcionando 24 horas, incluindo feriados. Já os complexos especializados funcionam de acordo com a demanda de paciente e procedimentos eletivos.