A Santa Casa de Parnaíba é um dos melhores centros médicos no estado do Piauí, sempre prezando por um bom atendimento a população local e da região. Saúde é coisa séria, sendo por este motivo que devemos escolher sempre uma instituição de renome para ir em casos de doenças. Esta é uma Santa Casa, ou seja, uma instituição sem fins lucrativos que atende pacientes tanto pelo sistema único de saúde (SUS), como também convênios particulares. Se você deseja saber um pouco mais sobre esta instituição de saúde que é uma das melhores na sua região, continue acompanhando nosso texto.

A história da Santa Casa de Parnaíba

Fundada a mais de 100 anos a Santa Casa de Parnaíba é uma das mais antigas e conceituadas instituições de saúde do estado do Piauí. A sua fundação está ligada ao surto de gripe espanhola que se espalhou por toda a região no ano de 1896. Tal fato fez com que um famoso juiz da região Dr. Manoel Fernandes de Sá Antunes criasse um local para atender e tratar esses doentes. Até então a região não contava com nenhum centro médico, o que agravou ainda mais a epidemia da gripe e fez com que a fundação da Santa Casa de Parnaíba torna-se cada vez mais necessária. Foi então no dia 26 de abril de 1896 que se fundou a Santa Casa de Parnaíba, se tornando um dos primeiros hospitais do estado do Piauí. Aos moldes das instituição de Portugal, está Santa Casa iniciou as suas atividades de forma singela, com apenas dois funcionários que atendiam os doentes. Hoje o hospital é um dos maiores do estado, atendendo uma ampla gama de especialidades e contando com um corpo de funcionários altamente capacitados. O prédio mantém a arquitetura da época, sendo muito belo e grandioso, porém, por dentro a instituição conta com o que há de mais moderno tanto em infraestrutura como em equipamentos médicos.

Um amplo atendimento em especialidades

A Santa Casa de Parnaíba atende a mais de dez especialidades, proporcionando um atendimento completo aos pacientes da cidade e região. O atendimento das especialidades vai desde as mais simples, até as mais completas, realizando até mesmo cirurgias na instituição. Confira algumas especialidades que a Santa Casa de Parnaíba atende:
  • Anestesiologia
  • Cardiologia
  • Clínica Médica
  • Dermatologia
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Oftalmologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Pediatria
Para atender a essas especialidade a instituição conta com os melhores profissionais da região, altamente capacitados e prontos a prestar um atendimento humano. Além, disso o hospital conta ainda com um ambulatório médico e a realização de exames de diagnóstico.

Uma instituição que sempre visou a filantropia

Desde a sua fundação a Santa Casa de Parnaíba teve como principal ideal atender os pobres e menos favorecidos afetados pela gripe espanhola. Atualmente, essa ideal se mantém, sendo uma instituição sem fins lucrativos, todo o dinheiro arrecadado é revertido em melhorias e em manter o corpo de funcionários da instituição. O hospital é referência em atendimento a pacientes do SUS, realizando até mesmo cirurgias pelo convênio. Os cidadãos mais antigos da cidade de Parnaíba, dizem que a instituição celebra a história da filantropia da região, sendo um dos primeiros hospitais do estado que visou atender somente aos menos favorecidos. Tal fato que não diminui a qualidade do atendimento da Santa Casa de Parnaíba, uma vez que está sempre preza por um bom atendimento os seus pacientes e familiares.

Em busca de sempre melhorar

A Santa Casa de Parnaíba no auge de seus 100 anos, tem como proposta para o futuro melhorar cada vez mais e se tornar um dos melhores centros de atendimento médico do estado do Piauí. Mesmo atualmente sua qualidade de atendimento sendo ótima, a instituição deseja aumentar o número de especialidades atendidas como também passar a realizar cirurgias mais complexas. Tudo isso para que os moradores de Parnaíba não precisem se deslocar até a capital para receber atendimento médico e sim terem tudo o que necessitam no conforte de sua cidade. Os planos de expansão e melhoria são estão sendo colocados em prática, uma vez que a cada ano cada vez mais especialidade são inseridas na lista de atendimentos da Santa Casa de Parnaíba. E você conhecia essa instituição, ela foi uma das primeiras a pensar no atendimentos de vítimas da febre espanhola no Brasil e desde então tem cada vez mais buscado ser um dos melhores centros de saúde do estado do Piauí.