A Santa Casa do Pará é a mais antiga instituição de saúde do Norte do Brasil, fundada 24 de fevereiro de 1.650. Esta entidade é tão antiga quanto a capital de Belém, a qual possui 402 anos.

Após longos e longos anos de atividade de excelência, a instituição passou ao regime de Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em janeiro de 1.990. Pouco tempo antes, o Museu Histórico da Santa Casa foi fundado, visando preservar, divulgar e realizar pesquisa no âmbito patrimonial, histórico e cultural.

Nos últimos anos, a Santa Casa do Pará recebeu a inauguração da Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, ampliando assim seus serviços e qualidade perante a toda população. Confira aqui um pouco mais dos serviços que este hospital presta à essa rica região.

Ampla capacidade de atendimento

A Santa Casa do Pará possui 482 leitos, sendo 100% atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Adicionalmente, conta com 5 ambulatórios pela Unidade Básica de Saúde, as quais fornecem diversos atendimentos nas mais variadas especialidades médicas. A Santa Casa orgulha-se de ter o serviço ambulatorial referenciado pelo SUS.

Além disso, a maternidade atende situações de urgência e emergência, realizados 24 horas por dia em todos os dias da semana. Dentre os tipos de atendimento, realizamos orientações, consultas, observações clínicas e internações.

Adicionalmente, a Santa Casa conta com serviços de ginecologia, pediatria e cirurgia. Vale salientar que possuímos tratamentos intensivos para adultos, crianças e neonatos.

Também é estruturada com uma Agência Transfusional, a qual é responsável pelo armazenamento e liberação de hemocomponentes e ou hemoderivados. Disponibilizamos atendimentos de extrema urgência, rotina e programadas.

CONHEÇA OS PROGRAMAS DE HUMANIZAÇÃO DA SANTA CASA DO PARÁ

Em 2008 foi implementada na Santa Casa do Pará a Referência Técnica em Humanização, objetivando seguir as diretrizes para a valorização de diversas ações voltadas para a sociedade. Dentre elas, reformas de espaços físicos, aquisição de equipamentos, móveis e utensílios, e fomentos a melhoria na assistência aos usuários.

Os programas são bem variados. Por exemplo, disponibilizam um Banco de Leite Humano, o programa Mãe Canguru, Parto Humanizado e Espaço Acolher. Além disso, possuem brinquedoteca, Escola Hospitalar e Infocentro.

Para que todos os nossos serviços sejam realizados da forma mais eficiente, foi construído também gestões de qualidade, risco, planejamento e de pessoas. Desse modo, sempre mantendo o bem-estar e as atividades em excelente funcionamento, os quais trazem satisfação tanto para os usuários como para os profissionais que lá trabalham.

Para os estudantes de medicina, existem projetos de Residência Médica junto à Universidade Federal do Pará. Inicialmente inaugurado com a Pediatria em 1977, hoje nosso Ensino e Pesquisa possui 12 programas credenciados ao Ministério da Educação.

Portanto, caso queira um atendimento de qualidade e rapidez no Estado, procure pela Santa Casa do Pará. Profissionais sempre prontos e capacitados para atender à população de forma imediata e eficaz.

Além disso, procure saber mais sobre os programas de ensino que a instituição oferece. Devido à excelente estrutura e ensino, forma profissionais na área da saúde com um grande destaque e diferencial.

Conheça a Santa Casa do Pará! E se surpreenda com o atendimento de qualidade ofertado pelos profissionais que aqui trabalham.

Saiba mais sobre outras unidades da Santa Casa no Brasil clicando aqui.