A Santa Casa de São Paulo é considerada uma das instituições filantrópicas, privada e laica mais importantes do país. Sendo fundada há mais de quatro séculos, ela continua sendo a primeira opção para tratamento médico e hospitalar da região e atende a um número considerável de pessoas diariamente.

Diante da sua importância para saúde da população, sobretudo daquela localizada na região de São Paulo, ao longo deste post você poderá conhecer tudo sobre ela. Confira e entenda o porquê dela ser um dos Centros de Referência Hospitalar mais importantes do Brasil:

História da Santa Casa de São Paulo

Estima-se que a Santa Casa de São Paulo foi fundada cerca de 1560, e teve a sua trajetória intimamente relacionada ao desenvolvimento da cidade. Nesse sentido, ela foi uma das pioneiras no que diz respeito ao atendimento à saúde.

Além disso, contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento da educação hospitalar no país. Uma prova disso é que essa instituição foi a responsável pela criação e de duas das maiores faculdades de medicina do país, são elas:

• Universidade de São Paulo (USP) – Faculdade de Medicina
  • Escola Paulista de Medicina (Unifesp)

Ademais, a Santa Casa ainda é a sede da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, responsável pela formação de aproximadamente 150 médicos por ano.

Infraestrutura

A infraestrutura da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ocupa uma área de 240.143,80 m². Atualmente, a instituição possui 4 unidades hospitalares de alta e média complexidade, 1 centro psiquiátrico e 1 centro de saúde escola.

Sendo nacionalmente reconhecida pela importância dos seus complexos hospitalares, pois são atendidos usuários do SUS nas suas várias especialidades médicas.

Embora atenda principalmente os usuários do estado de São Paulo, a Santa Casa também presta atendimento para pessoas de outros estados e até mesmo países.

A Santa Casa também dispõe de uma infraestrutura de atendimento composta por:

• 290 salas ambulatoriais
  • 1076 leitos de internação
  • 44 salas de cirurgias

Equipe Médica

A equipe médica da Santa Casa de Misericórdia é, em sua maioria, composto por profissionais formados na própria Faculdade de Ciências Médicas da instituição. Por causa disso, também é considerada um dos corpos clínicos mais especializados do país, sendo formada por:

• 200 médicos
  • 800 residentes médicos
  • 750 psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

A equipe multiprofissional da Santa Casa está sempre atualizada e recebe constante capacitação. Assim, o principal intuito é oferecer a melhor assistência à saúde para todos os pacientes que são atendidos na instituição.

Dentre as formas de capacitação dos profissionais, a Diretoria Clínica da Santa Casa de São Paulo investe em:

• Programa de educação continuada
  • Curso de aprimoramento profissional
  • Incentivo à pesquisa
  • Padronização das diretrizes institucionais
  • Valorização da equipe técnica

São esse tipo de medidas que fazem com que a Santa Casa tenha um nível de excelência tão alto e ofereça uma das melhores assistências à saúde à toda população.

O atendimento humanizado prestado por essa equipe médica é outro dos principais destaques dessa prestigiada instituição de saúde.

Especialidades Médicas

A Santa Casa é uma instituição de saúde referência em atendimentos médico-hospitalares de alta e média complexidade. Assim como, no desenvolvimento e produção de pesquisas nas mais variadas especialidades médicas, por meio do seu hospital de ensino.

Dentre os serviços de saúde de alta complexidade, a Santa Casa tem destaque nas seguintes especialidades: hormonioterapias; quimioterapias; neurocirurgia; cirurgias oncológicas.

Os pacientes também têm acesso aos centros de diagnósticos altamente equipados dessa instituição. Neles, são realizados exames laboratoriais de alta complexidade, tais como: tomografia, ressonância e cintilografia.

Os tratamentos de média complexidade incluem os seguintes procedimentos e especialidades médicas, a saber:

• Endocrinologia
  • Infectologia
  • Neurologia
  • Hematologia
  • Cardiovascular
  • Pneumologia
  • Nefrologia
  • Dermatologia
  • Cirurgias: vascular, tórax, geral, urologia, geral, buco-maxilo-facial, cabeça e pescoço

Por fim, pode-se perceber que a Santa Casa de São Paulo é uma das instituições de saúde mais tradicionais e renomadas do país. Nesse hospital, são prestados atendimentos médico-hospitalares humanizados e de alta qualidade, nas mais variadas especialidades médicas.

Além disso, atende aos usuários do SUS não apenas do estado de São Paulo, mas também daqueles localizados de qualquer região do país. Portanto, caso você esteja à procura de um atendimento médico especializado, essa Santa Casa é uma das melhores opções

Veja mais sobre outras unidades de Santa Casa no Brasil, clicando aqui.