A Santa Casa da Bahia foi fundada em 1549, mesmo ano de fundação da cidade de Salvador. Ao longo dos anos, tem perpetuada sua diretrizes e ideais de acordo com a Santa Casa de Lisboa. Para isso, possui uma gestão voltada aos colaboradores que sigam a mesma base filosófica.

Logo, há muitos anos a Santa Casa da Bahia acolhe os baianos com ampla assistência médica e hospitalar por meio de seus profissionais altamente capacitados. Além disso, abre espaço para celebrações sociais e diversas atividades de apoio a famílias carentes.

Para que o cuidado da população se mantenha de modo eficiente, prezamos por desenvolver ações solidárias nas áreas da saúde, educação, cultural e ação social. Adicionalmente, visamos o reconhecimento perante às pessoas como instituição filantrópica que somos. Nosso objetivo é a excelência operacional!

Hospital Santa Izabel: referência brasileira

Dentro do complexo da Santa Casa da Bahia encontra-se o Hospital Santa Izabel. Sua história é caracterizada pela alta eficiência em várias especialidades e serviços médicos. Adicionalmente, diagnósticos e terapias realizadas possuem alto sucesso devido aos modernos equipamentos e instalações somados à capacitação profissional.

Dentre suas atividades destacam-se as áreas de cardiologia, oncologia, ortopedia e neurologia. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) ressalta a certificação de qualidade em procedimentos relacionados à área, sendo o primeiro da Bahia a receber tal atributo.

Além disso, possui acreditações de excelência em 3 categorias distintas: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e indicadores de Qualidade e Desempenho. Sua assistência ambulatória e hospitalar atendem aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), particulares e conveniados às principais operadoras de planos de saúde.

Conheça nossas ações culturais

Ações culturais sempre foram atividades de grande significância da Santa Casa da Bahia. Dessa forma, promove também o turismo e contribui para a coletividade dos baianos.

Um dos símbolos de suas ações é o Museu da Misericórdia, erguido no século 17. Suas obras contam acerca do Estado e do país. Dentro de seu espaço também funciona a Igreja da Misericórdia, considerada um marco da arte portuguesa. É possível realizar visitas guiadas bem como o acompanhamento de grandes grupos mediante agendamento.

Por sua vez, o Centro de Memória Jorge Calmo concentra o acervo histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Logo, possui alta importância para a conservação e manutenção do patrimônio cultural do Brasil.

Ações sociais da Santa Casa da Bahia

A Santa Casa da Bahia é muito reconhecida por suas diversas ações sociais. Por exemplo, ela é responsável pela criação de 6 Centros de Educação Infantil, espaços que recebem cerca de 700 crianças com idade entre 2 e 5 anos. Além de receber educação de qualidade, possuem atividades especiais e orientação de muitos profissionais.

Já o programa Balcão de Justiça e Cidadania oferece serviços gratuitos para toda a comunidade. Está voltado ao entendimento sobre direitos e deveres do convívio social, contando com a participação de todo os presentes. Outro exemplo é o Coletivo Jovem, o qual apoia jovens de 15 a 29 anos em seus projetos de vida por meio de cursos profissionalizantes e preparatórios.

Portanto, conheça mais sobre os projetos sociais da Santa Casa da Bahia. Ainda, sinta-se livre para realizar doações e nos ajudar a aprimorar os atendimentos médicos e demais serviços culturais.