A Santa Casa de São Paulo – um dos maiores complexos hospitalares e de ensino em saúde do país, mantém o seu Banco de Tecidos Musculoesqueléticos desde o ano de 1995. No ano de 2002, o local foi readequado, para seguir as normas propostas pelo Ministério da Saúde, entrando em funcionamento, novamente, no ano de 2005.

O Banco de Tecidos Musculoesqueléticos é mantido por meio de uma parceria entre a Santa Casa de São Paulo e a Fundação Salvador Arena. É um dos maiores bancos de tecido do país.

Atualmente, o Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa de São Paulo atende a todas as regras do Ministério da Saúde. Sendo composto por uma equipe multiprofissional altamente capacitada em centros internacionais e de referência.

Qualidade dos tecidos do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos

Os tecidos ósseos que fazem parte do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa são captados em centros de cirurgia, por meio das técnicas adequadas e seguindo todos os cuidados e protocolos de uma cirurgia tradicional. Depois que um tecido é retirado, é feita a reconstituição de membros, onde as características anatômicas do doador são preservadas.

Além disso, são feitos todos os exames do doador e de seus tecidos, para a total segurança do paciente receptor.

O Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa é equipado com temperaturas abaixo dos – 80º. Isso para que a armazenagem das peças esteja totalmente de acordo com as exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do e Sistema Nacional de Transplantes.

Tais medidas são tomadas para que os tecidos sejam acondicionados de forma apropriada e segura para posteriores transplantes. Com isso, o Banco de Tecidos Musculoesqueléticos garante a confiança e a qualidade das peças para os cirurgiões e uma boa recuperação dos receptores.

Requerer tecidos do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos

Para fazer a requisição de tecidos do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos é preciso, antes, verificar a sua disponibilidade. A requisição e o termo de aceitação têm de ser preenchidos, assinados e devolvidos via fax.

Vale ressaltar que:

• O envio de tecidos musculoesqueléticos é feito apenas para hospitais ou cirurgiões previamente autorizados, cadastrados no SNT (Sistema Nacional de Transplante).
  • O cirurgião é o principal e único responsável, caso ocorram danos ou prejuízos sofridos pelos receptores com os tecidos doados. Sejam esses danos ou prejuízos causados por negligência, imperícia, má utilização e outros procedimentos prejudiciais a terceiros.

Nenhum desses danos ou prejuízos é de responsabilidade do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa de São Paulo.

• O requerente do tecido é obrigado a usar o material doado dentro do prazo de validade. Além disso, deverá seguir todas as recomendações fornecidas, que acompanharão o tecido doado musculoesquelético.
  • A realização do transplante com o tecido doado deverá ser confirmada, por meio do preenchimento de formulários específicos e entregues em até 48h após a finalização do transplante.

Como é feito o envio de tecido do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos

O envio dos tecidos doados é feito de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial. O requerente deve entrar em contato com o Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa em feriados, para confirmar se existe a possibilidade de entrega de peças.

Credenciamento no Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa

Para requerer tecidos e órgãos do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa, para a realização de transplantes, o hospital ou o cirurgião deve se cadastrar no SNT. O mesmo vale para os cirurgiões dentistas.

Toda documentação exigida deve ser entregue no setor de credenciamento para transplantes, da Secretaria de estado da saúde do município onde reside ou atua o cirurgião ou onde está localizado o hospital.

A cada 2 anos, esse credenciamento deve ser renovado.

Doação de tecidos para o Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa

A doação de órgãos e tecidos deve ser um ato voluntário, onde o doador decide isso em vida. No Brasil, hoje, existem muitas pessoas que esperam tecidos e órgãos para transplante.

Para ser tornar um doador do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa é preciso informar, em vida, aos familiares sobre essa decisão da doação.

A retirada dos órgãos e tecidos musculoesqueléticos, normalmente, é feita juntamente com a remoção de outras partes do organismo do doador, como: córneas, coração, rins, entre outras.

Contatos e Endereço do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa:

• Telefone: (11) 2176-1600 e (11) 2176-1676
  • FAX: (11) 2176-1601
  • Endereço do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa: Rua Dr. Cesário Mota Junior, 112- Vila Buarque. São Paulo – SP. CEP.: 01221-900. 5º Andar do Departamento de Ortopedia e Traumatologia

Tecidos disponíveis atualmente no Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa:

• Rádio distal;
  • Osso particulado congelado 10g;
  • Osso-tendão-osso;
  • Osso particulado congelado 30g;
  • Osso esponjoso em cubos – Crountons.

Esse texto ajudou você com suas dúvidas? Caso ainda tenha alguma, deixe aqui nos comentários. Estamos à disposição!