Os hospitais Santas Casas de todo o país são conveniados a alguns Planos de Saúde com o intuito de não só melhorar o atendimento, como também possibilitar que qualquer pessoa possa ter acesso a serviços de alta qualidade a um baixo preço.

Saber quais são esses planos é essencial para que seja possível ter a tranquilidade de saber que será atendido em qualquer lugar que tenha uma Santa Casa ou para garantir uma melhor assistência à saúde, para você e sua família.

Os planos de saúde

Os planos de saúde são serviços privados, que oferecem aos seus conveniados o acesso a procedimentos médicos e hospitalares. A contratação ocorre através da assinatura de um contrato com operadoras e empresas privadas.

Esses serviços cobrem as despesas médicas dos seus conveniados, que tem acesso a uma Rede Assistencial, composta por hospitais, clínicas, internações, médicos e exames. Contudo para ter acesso a todos esses benefícios, devem ser efetuados os pagamentos mensais de manutenção do plano.

Tipos de Planos de Saúde

Mais do que conhecer o que são os planos, é importante saber quais são os tipos de contratação. Afinal, é por meio disso que é possível descobrir quais são as regras de utilização de cada um e o que se deve fazer para contratar um plano de saúde que se enquadre nas necessidades de cada conveniado.

De maneira geral, esse tipo de serviço pode ser facilmente contratado de duas formas distintas. São elas:

Plano de saúde individual/familiar

Esse tipo de plano de saúde é ideal tanto para o conveniado, quanto para a sua família. Para ter acesso a ele é preciso entrar em contato direto com a operadora que o fornece.

Nela, o futuro conveniado poderá obter todas as informações necessárias quanto ao alcance da assistência, preços, serviços e quais são as pessoas que podem ser incluídas no convênio.

Plano de saúde coletivo

Diferente do anterior, esse tipo de plano é indicado para pessoas jurídicas, ou seja, eles possuem um caráter profissional, classista ou até mesmo setorial. Geralmente, são contratados por empresários ou conselhos, associações ou sindicatos profissionais.

Assim, os planos podem ser divididos em dois grandes grupos: os empresariais e os coletivos por adesão. Um dos critérios de adesão desse tipo de plano é o vínculo estabelecido entre o funcionário ou profissional está vinculado a empresa ou instituição.

Planos de saúde: operadoras privadas

As Santas Casas de Misericórdia aceitam as principais operadoras de planos de saúde do país. A cobertura deles garante ao beneficiário o acesso aos serviços de urgência e emergência, exames, consultas e internações realizadas por essas instituições.

O tipo de atendimento médico irá variar de acordo, com o plano contratado pelo beneficiário. Esse pode ser efetivado por iniciativa própria ou através do formulário de autorização do plano de saúde.

De maneira geral, as Santas Casas aceitam os principais planos de saúde: pessoal e empresarial. Contudo, há uma grande variação entre a adesão das operadoras de saúde conveniada.

Onde cada Santa Casa mantém sua rede de operadoras distintas, aceitando principalmente aquelas com planos de cobertura nacional:

Apesar de cada Santa Casa possuir uma rede de operadoras conveniadas distintas, elas aceitam os planos de saúde pessoal e empresarial das seguintes operadoras:

Planos de saúde da Santa Casa

Além dos planos de saúde citados acima, algumas Santas Casas de Misericórdia ainda contam com um plano próprio. Nesses casos, ao se tornar um conveniado, o usuário poderá contar com uma assistência ambulatorial, hospitalar e obstétrica.

Não ficando limitadas a isso, algumas instituições ainda asseguram o atendimento à saúde realizado na rede credenciada na área de abrangência geográfica definida em contrato.

Confira abaixo as Santas Casas que oferecem esse tipo de serviço:

  • Santa Casa de Ponta Grossa
  • Santa Casa Montes Claros;
  • Santa Casa de Santos;
  • Santa Casa de Maringá;
  • Santa Casa de Piracicaba;

Ao longo do post você pode conhecer quais são os principais planos de saúde e operadoras que as principais Santas Casas do país são conveniadas. Para obter mais informações, é importante consultar a administradora do seu plano para saber se a Santa Casa faz parte da sua rede conveniada.