A Santa Casa é a instituição hospitalar mais antiga do Brasil. E além de ser a mais antiga, ela também é até os dias de hoje o hospital que oferece os melhores serviços na área da medicina. Em diversas áreas, a Santa Casa leva muita vantagem com relação a outros hospitais públicos e alguns particulares.

No artigo de hoje, nós vamos conversar um pouco sobre como é feito o procedimento de radioterapia no Hospital Santa Casa que é o maior serviço governamental da América do Sul.

Radioterapia na Santa Casa

O espaço de radioterapia que final na Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre recebe uma média de 450 pacientes por dia. Desde que ele foi inaugurado, o espaço vem contribuindo com diversas inovações tecnológicas na área de radioterapia, e por isso, é considerado como o melhor serviço governamental da América do Sul.

Os equipamentos são capazes de realizar radioterapia conformada tridimensional com modulação da intensidade do feixe, totalmente guiada por imagens, radioterapia estereotática, braquiterapia, e radioterapia convencional de megavoltagem.

Quando se trata de radioterapias externas, a Santa Casa tem um espaço que está fortemente equipado com aceleradores lineares, simulador universal de terapia, dois sistemas de planejamento computadorizados, sistema de gerenciamento de imagens e sistema de gerenciamento de dados.

Seguindo princípios extremamente respeitosos e sempre pensando no melhor para os pacientes, o serviço na Santa Casa, é capaz de oferecer aos pacientes um atendimento de qualidade se envolvendo em três princípios: assistência, ensino e pesquisa. E nas últimas 4 décadas tem formado grandes profissionais na área de radioterapia.

Inovação em tecnologia

A Santa Casa é uma instituição que como você já deve saber, ela tem grandes tendências a sempre estar inovando na área de tecnologia hospitalar. E por conta dessa tendência, a Santa Casa de Misericórdia, tem formado profissionais muito bons nos últimos anos, além de ter a capacidade de oferecer um serviço de qualidade para os pacientes que passam por lá.

Ou seja, na área de radioterapia não seria diferente. A radioterapia, é um dos principais tratamentos contra o câncer. Nela se faz o uso de radiações que são capazes de causar algumas alterações nas células do tumor, levando eles a morte. A radioterapia externa é uma forma mais comum e muito mais utilizada, isso por ser um tratamento indolor e, na maioria dos casos, utilizado no ambulatória diariamente. O que faz com que seja um tratamento mais fácil de aplicar.

No ano de 2016, o serviço oferecido de radioterapia na Santa Casa recebeu dois equipamentos novos. O uso de tecnologia no espaço, contribui sempre para a evolução tecnológica do próprio espaço, podendo assim, oferecer um tratamento mais eficiente e cada dia mais rápido.

É um espaço que está constantemente buscando melhoras no tratamento, buscando inovações na medicina para prover um serviço com maior qualidade aos pacientes, podendo sempre contribuir para a ciência nacional em prol de melhorar a vida de quem precisa enfrentar essa trauma terrível que é o câncer.

Graças a essa modalidade, a Santa Casa se torno referência no mercado em radioterapia, sendo considerada como eu mencionei anteriormente, o maior centro de radioterapia da América do Sul. A Santa Casa é uma instituição de ensino e de tratamento muito antiga, e desde do momento que ela foi estabelecida, vem oferecendo fortes contribuições para a medicina.

Graças a todos os avanços tecnológicos que nós tivemos nos dias de hoje, a medicina está conseguindo tirar vantagem de muitas coisas na intenção de aprimorar os tratamentos que são oferecidos hoje em dia, portanto, nós podemos dizer que graças a Deus, a humanidade segue caminhando para um dia não precisar mais se preocupar com tantos problemas de saúde igual nós temos nos dias de hoje.

A radioterapia foi uma contribuição extremamente importante para o tratamento de células cancerígenas, portanto, é importante você saber um pouco mais sobre esse assunto, porém, caso queira se aprofundar, eu recomendo que você pesquise e busque informação em livros sobre essa técnica, afinal, existe muito para se falar sobre radioterapia e como ela pode ajudar pacientes com câncer a se livrarem desse problema.

Eu espero que você tenha gosta, e que tenha aprendido um pouco mais sobre a radioterapia e obviamente, sobre como a Santa casa de Misericórdia está fortemente inovando nessa área da medicina.