Acredito que todos vocês entendem muito bem quando alguém se refere a importância de um sistema hospitalar de qualidade e muito bem administrado. Afinal, nós seres humanos, somos organismos que estamos em uma constante luta contra o tempo, doenças, envelhecimento, dentre outros fatores que nós não podemos evitar e que infelizmente, fazem parte da nossa vida.

Muitas pessoas antigamente costumava orar a Deus na intenção de impedir que o pai eterno fornecesse saúde, bem estar, curasse problemas sociais entre outras coisas. Muitos historiadores e grandes filósofos da atualidade, costumam dizer que os hospitais e a existência de uma instituição como essa, resultaram dos milhares de pedidos em orações a Deus pedindo para que ele pudesse ajudar durante esses momentos difíceis que uma pessoa em um estado adoecido precisa enfrentar.

Levando isso em consideração, hoje nós iremos conhecer um pouco sobre a instituição brasileira que é conhecida por conter os melhores hospitais do nosso país. Eu estou me referindo a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Por trás da História da Santa Casa de Misericórdia

A Santa Casa de Misericórdia foi fundada há mais de quatro séculos. É conhecido por ser uma instituição filantrópica, privada e laica, é considerada como sendo um dos mais importantes centros de referência hospitalar do país.

Infelizmente, não existe um registro exato da data que foi fundada a Santa Casa. Mas, estima-se que a Santa Casa foi fundada de fato por volta de 1560. A trajetória dessa instituição é realmente imensa, assim como as contribuições que ela teve para com a cidade de São Paulo.

A Santa Casa já esteve localizada no Largo da Misericórdia, Chácara dos Ingleses e Rua da Glória, até então, ter sido finalmente inaugurado em 1884, Hospital Central, que foi o pioneiro em diversas áreas de atendimento da saúde e da educação hospitalar do Brasil.

Outro fato importante sobre essa grande instituição hospitalar do nosso país, é que a Santa Casa já foi o berço de duas das mais importantes faculdades de medicina do Brasil: a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Desde o ano de 1963 a Santa Casa segue sendo a sede da Faculdade de Ciências de Medicina de São Paulo.

É reconhecida no nosso país como sendo um espaço de desenvolvimento e pesquisa técnico-científico e é também responsável pela formação de cerca de 120 médicos por ano. É importante lembrar, que os melhores profissionais da medicina que nós temos no nosso país saíram de lá.

Nós podemos mencionar um convicção que momentos extremamente importantes da cidade de São Paulo passaram pela Santa Casa. Como por exemplo, a instituição chegou a receber os soldados da Revolução Constitucionalista, participou ativamente da campanha do ouro para o bem de São Paulo, acolhendo sempre a população mais carente fornecendo um atendimento em todas as especialidades médicas que existiam na época. Em se tratando na Santa Casa, o que existia há de melhor em termos de medicina equipamentos Médicos, era possível encontrar por lá.

A santa casa também está presente como sendo uma forte prestadora de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS), e também presta serviço a convênios com serviços públicos de saúde, sendo este, o estilo de compromisso filantrópico que faz com que todos os recursos que são obtidos pela Santa Casa sejam aplicados em seus hospitais, para garantir que assistência médica que é fornecida pela Santa Casa, continue sempre tendo uma qualidade Impecável e podendo fornecer um atendimento de qualidade aos pacientes que passam por lá.

O grande foco e aonde é canalizado todo o esforço dos trabalhadores que atuam como colaboradores da organização, é sempre para garantir um atendimento de qualidade a todos os pacientes que são do Município de São Paulo, apesar de atender muitos pacientes que são de outras cidades do Estado de São Paulo, de outros estados do Brasil também e até mesmo de outros países.

As especialidades médicas e os esforços são de fato direcionado para pacientes de São Paulo. Na organização Santa Casa, é impossível encontrar atendimento de alta complexidade para transplantes, neurocirurgias, entre outras especialidades médicas de alta complexidade.

Essas foram as informações que eu tinha para você com relação a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Essa instituição que há quatro séculos vem contribuindo para a cidade de São Paulo em atividades hospitalares.