Você já ouviu muita coisa sobre coração. Poetas já encantaram muita gente com suas rimas sobre um coração que emocionam, filósofos fazem o coração “pensar” com usas frases de efeito, compositores até o chamaram de “vagabundo”. Mas, na prática, é a cardiologia que realmente detém conhecimento sobre esse órgão vital para a vida. Os últimos anos foram altamente produtivos em pesquisas e estudos que resultaram em práticas admiráveis para manutenção da saúde do coração.

Por conta da complexidade desses estudos, uma instituição aplica esforços sobre-humanos no sentido mais literal. Profissionais diretos e tecnólogos se unem para idealizar procedimentos, criar aparelhos, desenvolver métodos. Não à toa, a cardiologia é uma das áreas da medicina que mais absorvem custos operacionais.

Nesta apresentação, você vai conhecer as instituições mais relevantes no universo cardiológico. O nível técnico-profissional no Brasil é mesmo surpreendente.

Santa Casa de Misericórdia de Maceió

Há décadas trabalhando e pesquisando a área cardiológica, a Santa Casa de Maceió está em contínuo processo de aprimoramento. Uma das bases do desenvolvimento é o aspecto inter-relacional mantido com o paciente e seus familiares como meio de recuperação.

Irmandade Santa Casa de Valinhos

O complexo assistencial tem um dos melhores centros cardiológicos do estado de São Paulo. É capacitado a desenvolver intervenções de baixa, média e alta complexidade a partir da experiência de seu corpo clínico da área de Cardiologia.

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

A instituição tem um dos mais conceituados centros de análises, exames e procedimentos do país. Seus investimentos em pesquisas são geridos por equipe de profissionais conhecedora dos meandros médicos.

A Cardiologia da SCMPA se apoia em seu Centro de Pesquisa Clínica e Estudos Multicêntricos, criado em 88 para ser o primeiro e central local de pesquisa em farmacologia do pais. Assim, os pacientes sempre têm à disposição as descobertas mais recentes no cuidado do coração.

Já o Serviço de Cardiologia Clínica assume papel de importância latente nas questões da área. Isso ocorre porque os responsáveis pela área no SCMPA são ou mestres ou doutores. Formam equipes intervencionistas e cirúrgicas reconhecida nacionalmente.

Hospital do Coração da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso

A especialidade cardíaca dos profissionais aliada à ultramodernidade dos aparelhos formam apenas uma das arestas que transformam a instituição numa das mais conhecidas do Brasil. E exitosas.

As intervenções elaboradas pelo corpo clínico alcançam índices de sucessos encontrados nos grandes centros do mundo. Não por aleatoriedade, é hospital buscado por toda a macrorregião do sul de Minas Gerais.

Hospital do Coração de Sobral

As quase duas décadas do Hospital do Coração de Sobral se deram em momentos de intensa emoção no dia a dia. A senso humano é critério para qualquer ação dentro das dependências do hospital porque faz parte também do dia a dia de cada colaborar. Todo e qualquer tipo de diagnóstico e ações complementares na área de Cardiologia chegam a centenas por dia.

A instituição é trabalha sob regime de filantropia e, portanto, é suportada por sentimentos dos mais humanos para realizar suas ações médicas.

Alertas que salvam vida

As instituições acima são o que há de mais relevante e estão espalhadas pelo país. Aliás, as intervenções cardíacas do Brasil são reconhecidas mundialmente como extremamente atualizadas. Médicos brasileiros estão em constantes viagens tanto para absorver conhecimento como para transferi-los.

Agora que você já os conhece, saiba identificar…

Sintomas de problemas cardíacos

  • Esforços que provocam dores ou incômodo no peito;
  • Dificuldade na respiração mesmo durante atividades de intensidade leve;
  • Palpitações;
  • Inchaços nos membros;
  • Pressão variável;
  • Náuseas também podem indicar problemas cardíacos;
  • Suor repentino;
  • Fraqueza extrema.

Cuidar da saúde como um todo requer muita dedicação; entretanto, é dedicação que resulta em bem-estar extraordinário, em especial na terceira idade.

Se você tem alguma dúvida, deixe-a nos comentários ou escreva para nossas equipes. Elas estão a postos para satisfazer suas questões mais intrincadas.