O nascimento da Santa Casa de Campo Grande por si já foi idealizado a partir de um ato fraternal. Um grupo de cidadãos campo-grandenses sensibilizou-se com duas situações na região: falta de hospital e péssimo atendimento nos que se localizavam distantes. Dessa observação para a ação, o grupo precisou de pouco tempo, para colocar em prática uma instituição de atendimento médico que melhorasse esse situação atual.

Assim, em 1917, a Sociedade Beneficente de Campo Grande foi a pedra fundamental para a Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande a fim de oferecer atendimento humano em assistência médica para a população de 8 mil habitantes na época.

Entretanto, os 40 leitos, uma sala de cirurgia e a área administrativa deixaram de ser suficientes em pouquíssimo tempo. O sistema afetuoso de atendimento dignificou a pessoa humana de tal maneira que a população passou a buscar assistência médica intensamente nas dependências da instituição.

Um século passado e a identificação empática do corpo gestor e dos colaboradores em geral para com seus pacientes não se alterou. Esse caráter humano fez que a Santa Casa de Campo Grande alcançasse o nível de maior complexo hospitalar do Mato Grosso do Sul, talvez até mesmo do centro-oeste do país.

Decisões e Êxito da Santa Casa de Campo Grande

Para que a Santa Casa de Campo Grande se tornasse o centro de assistência médica que é hoje, a equipe gestora foi assertiva em muitas situações, e altamente eficiente em outras mais. Dessa forma, foi capaz de alavancar sobremaneira a imagem da instituição.

Assim, construiu nova unidade que iniciou atividades em 1980.  O objetivo focal da instituição era enobrecer ainda mais o elemento humano que buscava seu apoio. Em área de 33 mil m2 e 750 leitos, passou a oferecer muito mais serviços médicos e maior conforto a pacientes e colaboradores.

Foi assim que a instituição aumentou a cobertura de sua assistência, ultrapassando os limites de Campo Grande. A partir de então, toda a população de Mato Grosso do Sul dispunha de atendimento adequado, baseado em relações humanas consistentes que, por sua vez, se baseia em respeito mútuo.

Do físico à alma e vice-versa

O caráter humanitário do corpo de atendimento da Santa Casa de Campo Grande não se restringe a promover bem-estar físico. Tendo nascido de incentivos fraternais, seria natural que também oferecesse serviços de atendimento religioso.

Assim, capelães imbuídos de instinto de bondade proporcionam alento espiritual a quantos se dispõem a recebê-los: cancerosos, pacientes graves, soropositivos, infantes, pacientes terminais etc., são alvo de tratamento especial a partir de ministração de conceitos religiosos.

O “tratamento” é praticamente individual, pois, segundo a experiência dos administradores do serviço, cada tipo de doença e de paciente requer um tipo adequado de preparo e sensibilização por parte do capelão.

Isso aplica ainda mais caráter humano nas relações hospital-paciente, mesmo porque o serviço religioso é extensivo a colaboradores e corpo médico em geral. Essa estratégia cria elos praticamente inquebrantáveis entre todos.

Estrutura e especialidades

A instituição é conhecida como a maior associação de assistência médica do estado do Mato Grosso do Sul. É grande o bastante para estender atendimento hospital até mesmo aos estados vizinhos. Até mesmo alguns países vizinhos aproveitam a estrutura da Santa Casa de Campo Grande.

Quase 90% da estrutura gerada é ocupada por conveniados do Sistema Único de Saúde – SUS. Afinal, a instituição é referência nas áreas:

• Neurocirurgia;
  • Urgência e emergência;
  • Transplantes (renais, córneas e válvulas cardíacas);
  • Cirurgias cardíacas;
  • Ortopedia;
  • Gestação de alto risco;
  • UTI (Especial e Neonatal);
  • Tratamentos a queimados.

Além disso, a estrutura da Santa Casa de Campo Grande comporta o maior e mais completo pronto-socorro (adultos e infantil) do município do Estado de Mato Grosso do Sul. A média mensal de atendimentos de urgência e emergência é de quase 6 mil.

Para eficácia de seus procedimentos, a instituição conta com:

• 1 unidade intermediária (11 leitos ativos);
  • 18 unidades de internação (especialidades, com 591 leitos);
  • 2 ambulatórios de especialidades médicas (35 consultórios com áreas; individualizadas para SUS, convênios e particulares);
  • 2 prontos atendimentos;
  • 3 centros cirúrgicos com 21 salas (geral, obstetrícia e oftalmológica + bucomaxilofacial)
  • 9 unidades de terapia intensiva tipo III contendo 93 leitos ativos

Os procedimentos diagnósticos oferecem:

• Tomografia Computadorizada;
  • Ressonância Magnética;
  • Laboratório de Análises Clínicas;
  • Banco de Sangue;
  • Endoscopia;
  • Ultrassonografia;
  • Eletrocardiograma;
  • Ecocardiograma;
  • Teste Ergométrico;
  • Hemodinâmica;
  • Estudos Urodinâmicos;
  • L​itotripsia;
  • Fisioterapia;
  • Hemodiálise;
  • ​B​anco de ​sangue.

Dentre outros serviços mais…

E ainda há projeto de criação do Hospital Dia.

É possível, portanto, perceber que a Santa Casa de Campo Grande tem se pautado no respeito humano que a acompanha desde sua fundação. Entretanto, reconhece que visão de boa gestão e uso do desenvolvimento tecnológico são fatores fundamentais no atual nível de evolução do Planeta.

Por isso se destaca como um dos melhores complexos hospitalares do Brasil.