A Santa Casa Sorocaba completou dois séculos de funcionamento. Nesse período, a instituição não só ofereceu um atendimento de alta qualidade para a população, como também passou por inúmeras reformas para melhorar as suas instalações.

Hoje, o hospital conta com um dos melhores serviços médicos do país. Além de ter equipamentos de alta tecnologia, para o diagnóstico e tratamento de inúmeras especialidades, ela possui inúmeras especialidades para atender os usuários.

Diante da importância da instituição para a saúde da população dessa região de São Paulo, ao longo deste post serão apresentadas informações relevantes sobre este hospital. Saiba mais:

Santa Casa Sorocaba: conheça a história

A Santa Casa Sorocaba foi fundada no início de 1803, com o propósito puramente filantrópico de oferecer assistência a saúde a população carente da cidade. Inicialmente, suas atividades eram desenvolvidas na igreja de Santo Antônio localizada no centro da cidade.

A construção do hospital ocorreu em seguida, por meio de doações mensais das principais autoridades da cidade. Pouco tempo depois, a Santa Casa já possuía uma infraestrutura própria, apta para atender toda a população sorocabense.

Vale destacar, que no final do século XIX, período que ocorreu a epidemia de febre amarela em São Paulo. Essa instituição foi reconhecida como referência no tratamento das pessoas acometidas por essa doença.

Desde então, a Santa Casa de Sorocaba tem ganhado destaque na região pela excelência do seu atendimento médico-hospitalar. Além disso, têm sido realizados constantes investimentos na infraestrutura e capacitação dos profissionais.

Atualmente, o hospital atende usuários da cidade de Sorocaba e regiões circunvizinhas. Independente de serem do sistema público de saúde, o SUS ou do setor privado.

Infraestrutura da Santa Casa Sorocaba

O Hospital da Santa Casa Sorocaba dispõe de um complexo de saúde considerado como modelo de toda a região. Nele, são realizados mais de 600 procedimentos cirúrgicos por mês e cerca de 20 mil atendimentos médicos no pronto-socorro.

A infraestrutura desta Santa Casa ainda é composta por:

  • 320 leitos em todo o hospital;
  • Centro cirúrgico com 10 salas;
  • Centro de terapia intensiva com 20 leitos.

O hospital ainda possui um quadro funcional de 750 colaboradores, em todas as áreas de atuação. Assim como, de uma capacitada equipe de 350 médicos nas mais variadas especialidades. Todos aptos para prestar um atendimento humanizado aos usuários da instituição.

Segundo dados da Santa Casa, mais de 65% desses procedimentos são realizados em usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso reflete o propósito do hospital, de prestar assistência àquela parcela da população mais carente.

O acesso ao atendimento de qualidade do hospital, também pode ser realizado através de convênios médicos particulares de várias operadoras. Assim como, pelo plano particular da Santa Casa, que conta com mais de 15.000 segurados.

Centro de Imagens São José

A Santa Casa Sorocaba possui um moderno Centro de Imagens, totalmente equipado com a mais moderna tecnologia. Por meio dele, são realizados diversos exames de alta precisão para diagnóstico de doenças.

São atendidas mais de 300 pessoas por dia e realizados mais de 7.000 exames por mês. Isso traz maior conforto, segurança e tranquilidade para os usuários, que tem a certeza de que receberão um atendimento de qualidade em um tempo hábil.

A estrutura do Centro de Imagens conta com a seguinte infraestrutura:

  • Aparelhos de mamografia digital;
  • Sala de tomografia;
  • Salas de raio X digital;
  • Sala de Ultrassom e ressonância magnética.

Além dessa infraestrutura, o Centro de Imagens ainda conta com uma equipe altamente qualificada composta por 31 funcionários e 12 médicos especialistas.

Eles atendem a todas as demandas do hospital e a usuários provenientes do SUS, urgências e até mesmo aqueles que se encontram internados na Santa Casa.

Ao longo do post você pode obter mais informações sobre a Santa Casa Sorocaba. Como pode ser observado, ela é uma instituição de saúde tradicional e considerada de referência em atendimento médico-hospitalar de alta qualidade para toda a população da cidade e regiões circunvizinhas.

Assim, se você precisar de uma assistência a saúde de excelência procure esse hospital. Nele é possível encontrar uma equipe médica capacitada na realização de tratamentos de  baixa, média e  alta complexidade. Ademais, a instituição atende usuários tanto do SUS, quanto de convênios médicos particulares.