A Santa Casa Valença foi fundada em 30 de setembro de 1860, sendo uma instituição filantrópica com foco no cuidado a comunidade, através da fraternidade, solidariedade e respeito à vida.
Atualmente a Santa Casa Valença é referência em assistência à saúde em todo o Baixo Sul da Bahia, atendendo paciente de mais de 10 municípios da região, dentre eles: Valença, Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu, Piraí do Norte, Gandu, Wenceslau Guimarães e Teolândia.
FAÇA UMA SIMULAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE
A Santa Casa funciona 24 horas e possui 170 leitos, além de uma unidade obstétrica, uma ala de parto natural e um centro cirúrgico, onde realiza mais de 20 mil atendimentos por mês, em 15 especialidades de média complexidade.
Nos últimos anos a Santa Casa Valença, tem buscado investir em seu capital humano, afim de oferecer a comunidade uma equipe de profissionais preparados e qualificados, além de uma equipe multidisciplinar, com atendimentos nas áreas de assistência social, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição.
Especialidades da Santa Casa Valença
A Santa Casa Valença, como já falamos, atende a comunidade em 15 especialidades, além de prestar serviços de bioimagem e laboratoriais. Conheça as especialidades:
- Angiologia
- Bucomaxilofacial
- Cardiologia
- Cirurgia Geral
- Ortopedia e cirurgia Ortopédica
- Pediatria e cirurgia Pediátrica
- Cirurgia Plástica
- Clínica Cirúrgica
- Dermatologia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia
- Obstetrícia
- Oftalmologia
- Urologia
Atual situação da Santa Casa Valença
No Brasil são 1.200 Santa Casas distribuídas em todo o território nacional, destas, cerca de 90% estão endividadas, e já apresentaram em algum momento risco ou suspensão de atendimentos a população.
A Santa Casa Valença, assim como acontece em várias entidades em todo o Brasil, também enfrenta problemas financeiros, e já esteve em vias de suspender seus atendimentos. Em 2016 a dívida da Santa Casa Valença chegava a 7 milhões.
Pela complexidade da importância da Santa Casa para a Bahia, a comunidade tem se mobilizado em prol da entidade, buscando doações e meios de reverter os problemas enfrentados.
Em julho de 2018, a Santa Casa Valença, chegou a cogitar o seu fechamento. A notícia se propagou após o corte de 4 milhões ao ano nos repasses federais.
O que diz a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB)?
Referente aos cortes, a SESAB, justificou a redução contratual com a Santa Casa Valença, em virtude da falta de atingimento das metas de atendimento pela instituição.
Além disso a SESAB alegou que 43% dos atendimentos realizados correspondiam a Atenção Básica que serão repassados para a Policlínica Regional e pelo Hospital Costa do Cacau. Então serviços de imagens como a tomografia passaram a ser realizados por essas entidades.
Outro apontamento realizado pela secretaria, é de que a Santa Casa Valença tem realizado muitos atendimentos de baixa complexidade, quando deveria atender a casos mais complexos.
Independente das justificativas e de quem está com a razão, é certo que a Santa Casa Valença, presta um serviço essencial para a região de todo o baixo sul da Bahia, e precisa ser tratada com o seu devido valor.