A Santa Casa de Campo Grande – MS nasceu a partir de 1917, quanto a necessidade de incluir um hospital na pequena cidade com cerca de 8 mil habitantes. Porém, foi em 1924 que 40 leitos, sala de cirurgia e outras dependências foram construídas no espaço, após ser constituída, oficialmente, a Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG).

Com a missão de prover assistência à saúde garantindo filantropia com sustentabilidade e qualidade, a Santa Casa de Campo Grande – MS sempre teve o objetivo de ser um dos principais hospitais de referência na região Centro-Oeste.

Além disso, almeja ser referência no estado de MS em Serviços Diagnósticos e Terapêuticos de alta tecnologia, e em qualidade profissional, disseminando conhecimento.

Saiba mais neste artigo sobre os atendimentos e especialidades da Santa Casa de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Acompanhe!

A história da Santa Casa de Campo Grande – MS

Ainda que tenha nascido em 1917, foi apenas em junho de 1919 que a Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG), constituiu-se, oficialmente. A partir de então, é considerado o maior complexo hospitalar de Mato Grosso do Sul.

Mesmo tendo passado por dificuldades ao longo dos seus 100 anos, o hospital conseguiu atender as demandas de saúde da população, tendo prestado serviço a personagens históricos, como o cientista Albert Sabin.

Em 7 de outubro de 1980 foi construído um hospital de 33 mil metros quadrados e 750 leitos, capaz de atender a população local e vizinha.

Hoje, a Santa Casa de Campo Grande – MS está sempre em busca de melhorias, modernização das dependências e qualidade na prestação de serviços para, assim, conquistar o espaço entre os hospitais de excelência no Brasil e no mundo.

Especialidades da Santa Casa de Campo Grande – MS

A Associação Beneficente de Campo Grande oferece amplo atendimento em diversas especialidades destacadas abaixo, em ordem alfabética:

• Buco-maxilo-facial;
  • Cirurgia Cardíaca (Congênita e Pediátrica);
  • Cirurgia Geral/Torácica;
  • Cirurgia Vascular;
  • Gestação de Alto Risco;
  • Ginecologia/Obstetrícia;
  • Fisioterapia;
  • Nefrologia;
  • Neurocirurgia;
  • Neurologia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia;
  • Pediatria;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Queimados;
  • Serviço Social;
  • Terapia Ocupacional;

O hospital da Santa Casa de Campo Grande – MS também detém de um laboratório de exames, banco de olhos, banco de sangue e banco de leite. No setor de Transplantes, o hospital possui transplante de coração, córnea e rim.

Prontomed

O Prontomed de Campo Grande – MS oferece atendimento adulto e pediátrico particular e com convênio.

Possui alta tecnologia contemplando diversos serviços, como Tomografia Computadorizada, Endoscopia, Ultrassom e outros.

O Prontomed atende os seguintes convênios:

• Unimed;
  • Mapfre Saúde;
  • CASSEMS;
  • FAHME;
  • Base Aérea;
  • Santa Casa Saúde (Plano Antigo e Novo);
  • São Franscisco (usuários do Plano Liberté.

Pronto Socorro

O Pronto Socorro atende adulto e pediátrico, priorizando a gravidade da emergência e não por ordem de cadastro.

Ambulatório Geral

O Ambulatório Geral da Santa Casa de Campo Grande – MS atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) nas seguintes especialidades:

• Anestesiologia;
  • Angiologia;
  • Buco-maxilo-facial;
  • Cardiologia;
  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Plástica Reparadora;
  • Clínica Médica;
  • Mastologia;
  • Nefrologia;
  • Neonatal Fonoaudióloga;
  • Neurologia;
  • Obstetrícia de Alto Risco;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia Traumatologia;

O hospital também oferece internação e maternidade, sendo esta referência no Estado para gestação de alto risco, recém-nascidos com cardiopatia congênita, além de possuir neurocirurgia e cirurgia pediátrica.

Portanto, a Santa Casa de Campo Grande – MS possui grande lista de especialidades, atendimento humanizado e integral a pacientes do SUS, e comprometimento na prestação de serviços. Tudo isso fortalece alguns dos principais valores do hospital: dedicação, equidade e altruísmo.

A Santa Casa de Campo Grande está situada na rua Eduardo Santos Pereira, 88 – Centro, Campo Grande – MS.