A Santa Casa Montes Claros, em Minas Gerais, é um Complexo de Saúde instituída em 21 de setembro de 1871, por iniciativa do Dr. Carlos Versiani e do Cônego Antônio Gonçalves Chaves. A instituição foi acolhida pela Igreja Católica, em 1878, pelo Bispo de Diamantina, Dom João Antônio dos Santos.

Uma personagem histórica e marcante do hospital foi a Irmã Beata, tida como símbolo de caridade da Santa Casa Montes Claros. Nascida na Holanda, em 1879, Irmã Beata veio para o Brasil em 1911 e se instalou na Santa Casa, onde permaneceu até seu falecimento.

Em 147 anos, ocorreram grandes mudanças, busca por recursos e investimentos, além de avanços tecnológicos para prover qualidade de atendimento à população. Continue em nosso artigo para conhecer mais sobre a Santa Casa Montes Claros.

Santa Casa, um dos melhores hospitais de Montes Claros

A afirmação é da ONA – Organização Nacional de Acreditação e Ministério da Saúde, que emitiu três certificados a Santa Casa: certificado de Hospital Acreditado, Hospital Acreditado Pleno e com Excelência.

A ONA emite essas certificações a hospitais pela segurança e qualidade dos serviços prestados. E a Santa Casa Montes Claros foi a primeira considerada a excelência em assistência à saúde e gestão, sempre seguindo normas rígidas para um ótimo atendimento.

Santa Casa Montes Claros – Especialidades e referências

Conforto, atenção e um acolhimento humanizado são palavras-chaves quando se fala em estrutura da Santa Casa. 275 leitos destinados ao SUS e mais 30 divididos para a Terapia Intensiva (CTI Geral, CTI Coronariano e Neonatal).

Além disso, possui Pronto Socorro, Pronto Atendimento e Maternidade, e atende as seguintes especialidades:

• Análise de Patologia e Citologia;
  • Radioterapia;
  • Urologia;
  • Terapia Ocupacional.

A Santa Casa Montes Claros também é a única no norte mineiro a ser credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de córnea, rim e de fígado.

O hospital oferece alta tecnologia, como a ressonância magnética e a radiocirurgia. A ressonância magnética é um exame que retrata, em alta definição, as imagens dos órgãos; já a radiocirurgia é uma técnica que pode substituir a cirurgia convencional para tratar lesões cerebrais como também pode ser um complemento do tratamento cirúrgico.

O hospital da Santa Casa passa por reformas para melhorar ainda mais sua estrutura. Inclui elevadores, rampas e corredores, setor de rouparia e ampliação do salão de quimioterapia para o setor de oncologia.

Além disso, o Serviço de Imaginologia será ampliado e transformado em um novo parque tecnológico, para abrigar equipamentos de densitometria óssea, raio-X, mamógrafos, ultrassom, telecomandos e tomógrafos.

Investimento em tecnologia, autossustentabilidade em prol da saúde, qualidade e responsabilidade socioambiental fazem parte da Santa Casa Montes Claros. O hospital está situado na Praça Honorato Alves, 22, Centro – MG.