A Santa Casa Curitiba é uma das instituições de saúde mais renomada do estado do Paraná. Além disso, os pacientes atendidos pelo hospital ainda podem ter acesso a serviços de altíssima qualidade e a profissionais renomados. Diante da sua importância para a qualidade de vida e saúde da população da região, ao longo deste post você poderá encontrar todas as informações relevantes sobre essa Santa Casa. Ao terminar a leitura, poderá compreender o porquê dela ser tão conceituada no estado. Confira:

1- Santa Casa Curitiba: conheça a história

A Santa Casa Curitiba é uma tradicional instituição de saúde da cidade fundada em 1880 pelo Imperador Dom Pedro II. Ao longo dos anos, tem se tornado referência pela prestação de um atendimento médico-hospitalar de qualidade e humanizado a todos os usuários e seus familiares. O hospital ainda conta com uma equipe médica e multiprofissional competente, apta para prestar assistência à saúde nas mais variadas especialidades médicas e tratamentos complementares. Ademais, ele é referência nos serviços de alta e média complexidade. Por ser um hospital-escola essa Santa Casa também é reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas na área médica. Assim como, na formação de profissionais qualificados.

2 – Infraestrutura da Santa Casa

O hospital está localizado em uma área construída de 17.500 m² e dispõe de uma  moderna infraestrutura composta por:
  • 217 leitos
  • 38 UTIs
  • 9 salas de cirurgia
  • 179 leitos de unidades de internação.
Essa Santa Casa presta um serviço de pronto-atendimento 24 horas para casos de urgência e emergência de alto risco. Nele, são atendidos preferencialmente, os pacientes adultos provenientes de convênios de saúde da rede privada. O Laboratório de de Análises Clínicas do hospital é equipado com tecnologias de diagnóstico de última geração. Os pacientes contam com um atendimento célere e resultados precisos na realização de exames nas áreas de: parasitologia, bioquímica,hematologia, imunologia dentre outros. A Santa Casa Curitiba também possui o seu próprio Centro de Diagnósticos e Tratamentos (CDT). Ele é responsável pela realização dos mais variados exames e consultas médicas.

3 – Especialidades

A Santa Casa Curitiba, conta com uma grande infraestrutura para atender a população da região. Além disso, ainda possui uma excelente equipe técnica, composta por profissionais das mais diversas especialidades. A equipe médica do hospital passa por constantes capacitações e cursos de aperfeiçoamento. Uma prova disso é que quase todos os médicos da instituição possuem título de Mestre e Doutor. Veja abaixo quais são as principais áreas de atendimento da Santa Casa e saiba por que ela é uma referência no estado:
  • Anestesiologia
  • Angiologia
  • Cardiologia
  • Cirurgia Geral
  • Clínica Médica
  • Dermatologia
  • Geriatria
  • Ginecologia
  • Neurologia e Neurocirurgia
  • Oftalmologia
  • Oncologia
O hospital-escola da Santa Casa é referência no ensino e no desenvolvimento de pesquisas na área da saúde, com o suporte de professores com Mestrado e Doutorado nas suas especializações. Nela é ofertada anualmente vagas para residência médica e multiprofissional.

4 – Serviços de odontologia da Santa Casa

Com mais de 10 anos de atuação, o Serviço de Odontologia da Santa Casa Curitiba foi criado e é desenvolvido por meio da colaboração de professores e alunos da PUCPR. Atualmente, é considerado um verdadeiro modelo de atendimento aos pacientes. O principal objetivo desse serviço do hospital é oferecer um atendimento mais humanizado aos pacientes, além de prevenir o desenvolvimento de doenças bucais. Para isso, são realizadas ações para instruir a população sobre a necessidade da higiene bucal e tratamentos específicos na área. O que realmente chama atenção nesse tipo de serviço é que os profissionais não só atendem nos ambulatórios, mas também aos pacientes em internação e aqueles que fazem parte do setor oncológico do hospital. Ao longo deste post você pode descobrir a origem, os principais serviços e especialidades da Santa Casa Curitiba. Consegue perceber a sua importância para a população da região? Sem ela, os pacientes dificilmente teriam um atendimento de alta qualidade, sobretudo no que se refere a atenção de média e alta complexidade. A equipe multiprofissional da instituição passa por constante capacitação para oferecer um atendimento eficaz e humanizado à população. Além disso, o quadro médico da instituição é composto por mestres, doutores e especialistas considerados de renome nas suas áreas de atuação.