A cidade de Recife é a capital do estado de Pernambuco e fica na região Nordeste do Brasil. É uma das principais cidades que servem como atração turística quando as pessoas visitam o Nordeste. É uma cidade bem bonita e hospitaleira.

Um pouco sobre a história da Santa Casa de Recife

Se você está de passagem por Recife mesmo que não esteja precisando dos serviços da Santa Casa de Misericórdia de Recife, ela é um lugar que merece sua visita, pois, além de ajudar as pessoas é tida quase que como um patrimônio histórico devido à sua beleza e traços rústicos. A Santa Casa de Misericórdia do Recife foi construída, na capital de Pernambuco através de uma Lei, a de nº 450 de 1858. Todavia, encontraram registros de que sua inauguração aconteceu, de fato, em 29 de julho de 1860.  Dessa forma, ela passou a fazer parte da Santa Casa de Olinda no dia 6 de agosto de 1860. Assim como grande parte das Santas Casas, a Santa Casa de Recife possuía algumas missões, dentre elas destacamos a de atender os órfãos do estado de Pernambuco e também de prestar serviços de saúde tendo sido referência nessa área desde então. Sua missão destinava-se ao atendimento dos órfãos do estado de Pernambuco e a prestação de serviços de saúde, sendo referência nessa especialidade. Aos poucos, mas de forma rápida, a Santa Casa de Recife passou a crescer e com isso mais responsabilidades para seus funcionários também cresceram. Hoje em dia, a Santa Casa é uma entidade religiosa e pública, que abria fiéis da Igreja Católica. A mesma é regida pelas regras do Direito Canônico, por estatuto próprio e subordinada à autoridade eclesiástica da Arquidiocese de Olinda e Recife. No entanto, isso não impede que a Santa Casa preste serviços maiores como os de atuação na área de saúde, educação e até mesmo assistência social. O próprio site da Santa Casa de Recife nos permite ficar por dentro dos serviços que a Casa oferece, confira então quais são eles:
  • Habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual, visando a sua promoção à vida comunitária;
  • Proteção social ao idoso através de Instituição de Longa Permanência;
  • Atividades socioeducativas destinadas às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Arquivo Histórico

Conforme já mencionamos acima, a Santa Casa de Misericórdia de Recife merece sua visita, pois é também um centro histórico. Os responsáveis por tal setor da Santa Casa possuem a missão de conservar e deixar a disposição dos públicos os documentos da Santa Casa para uso de consultas e pesquisas onde a Instituição deu início em abril de 2015 com o projeto recuperação desses documentos. Alguns exemplos de instituições que fazem parte dos arquivos são:  Casa dos Órfãos, Asilo de Mendicidade, Instituto Antônio Pessoa de Queiroz, Casa da Providência, Magalhães Bastos, Santa Tereza, São Joaquim, São Vicente de Paulo fazem parte dos arquivos. O processo de catalogação dos documentos ainda está acontecendo, mas ao final do mesmo a ideia é que seja disponibilizado um acerco para uso das pessoas conforme necessário em pesquisas sobre a instituição.  Veja mais sobre outras unidades da Santa Casa clicando aqui.